29/07/2014
Temos como principal objetivo refletir sobre as práticas dos atores sociais envolvidos na afirmação das populações tradicionais enquanto sujeitos de direito: na (re)afirmação de suas identidades, na legitimidade de seus conhecimentos e no reconhecimento do direito de apropriação e uso sustentável dos recursos naturais presentes em seus territórios – criando condições para o diálogo entre os atores que dão ênfase à integração e democratização das sociedades latino-americanas.
O objetivo é colocar em diálogo os movimentos sociais, a academia e o poder público para juntos sistematizar uma metodologia para ser utilizada no IV CEPIAL – a ser realizado entre os dias 19 a 23 de janeiro de 2015 em Osorno, no Chile, sob coordenação da Universidad de Los Lagos. Portanto, este encontro será preparatório para o IV CEPIAL, uma vez que a sistematização das reivindicações e diagnóstico das realidades dos atores representados pelos movimentos sociais servirá não apenas como metodologia, mas serão encaminhados para autoridades governamentais e outros atores da sociedade civil.
|Programação|
DIA 14 de Agosto
08h30 às 10h30
PARTICIPAÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS COLETIVOS NA AMÉRICA LATINA
Carlos F. Marés de Souza Filho (PUC-PR), Joaquim Shiraishi Neto (UFMA-Brasil), Antonio Gustavo Gomez (Fiscalía General de Tucumán-Argentina), OLympio de Sá Sotto Maior (Procuradoria do Estado do Paraná), Fernando Codoceo (CEDER, U Lagos-Chile),
10h30 às 12h30
SUBSÍDIOS E CONTRIBUIÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A ATUAÇÃO DE UMA CÂMARA JURÍDICA COMO AGENDA PARA O IV CEPIAL
Saint-Clair Honorato dos Santos (Ministério Público do Paraná), Darci Frigo (Terra de Direitos, a confirmar), Paulo Salamuni (Presidente Camara Municipal de Ctba), Miguel Baez (APP Sindicato), Rede Ecovida, União por Moradia Popular do Parana.
14h às15h30
ESTADO ATUAL DOS ESTUDOS SOBRE INTERCULTURALIDADE, POVOS TRADICIONAIS, DIREITOS COMUNITÁRIOS – UMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA
Javier Tobar (Univ. del Cauca – COLOMBIA), Ariruma K. Maldonado (Univ. Simón Bolivar, Equador), James Park (Univ. de Los Lagos- Chile), Osvaldo Heller da Silva (UFPR), Islandia Bezerra (UFPR), Dimas Floriani (UFPR) coord., Juan Carlos Skewes (UAHurtado, Chile), Mauricio Folchi (U.Chile)
16h30 às 18h30
Francisco Ther Ríos (Univ. de Los Lagos), Antonio Haliski (IFPR-Paranaguá), Nicolas Floriani (UEPG), Narciso Barrera-Bassols (Univ. de Querétaro – México), Adnilson Almeida Silva (UNIR), Gislene Santos (UFRJ-UFPR). Coord.
DIA 15 de Agosto
08h30 às 10h30 – DEBATE SOBRE AÇÕES JURÍDICAS RELATIVAS AOS DIREITOS COLETIVOS EM FACE DOS CONFLITOS E PROBLEMAS SOCIOPOLÍTICOS E AMBIENTAIS
(Participação Coletiva -expositores das mesas redondas).
11h0 às 12h30 – AGENDA PARA O IV CEPIAL (CASLA-ULAGOS)
(Participação Coletiva)
16h às 18h – Reunião da CASLA do grupo de Pesquisa de Estudos Integrados em Meio Ambiente, Cultura e Sociedade: Uma perspectiva latino-americana (Projeto CNPq)
Para outras informações entre em contato com a Casa Latino-americana – CASLA
(DIVULGAÇÃO)
ASCOM ARPIN SUL – Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul