A 2ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte reúne um conjunto de 53 produções de cinematografias negras e tem programação até o dia 15 de setembro. Em sua primeira edição presencial, o evento conta com três mostras, duas homenagens e uma Sessão Especial, no Palácio das Artes, no Centro da capital mineira, e no Cine Santa Tereza.
O objetivo da mostra é divulgar a produção contemporânea, de diversos formatos e gêneros, protagonizadas por pessoas pretas. Entre os 40 filmes nacionais exibidos, dez são de Minas Gerais. Além disso, 13 títulos, produzidos no Sudão, Mauritânia, Somália e Etiópia, integram a programação do evento.
Entre as exibições, os participantes poderão assistir ao filme mineiro indicado ao Oscar, “Marte Um” e à homenagem “Maria José Novais Oliveira: Rejane Faria – No Palco e nas Telas”. O evento também conta com filmes dedicados ao público infantil, nas sessões “Ibejis 1” e “Ibejis 2”.
A coordenadora-geral e diretora artistica do festival Layla Braz, conta que a Semana de Cinema Negro incentiva a representatividade e valorização da população negra. “Trazem questões de diversidade, de vida e ancestralidade, como também a busca por novas possibilidades de se ver no cinema – não apenas corpos negros retratados com violência”, afirma.
Mais informações:
Confira a programação completa aqui.
Instagram: https://www.instagram.com/semana.cinemanegrobh/
Site: www.semanadecinemanegro.com.br
Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão.
Edição: Ana Carolina Vasconcelos