Oficina de Formação Território Vale do Mucuri-MG

20/05/2011

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – SDT
COLEGIADO TERRITORIAL DO TERRITÓRIO DO VALE DO MUCURI
APTA/MG – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E SOLIDARIEDADE
 
CONVITE
 
Oficina de Formação
Território Vale do Mucuri-MG
 
A Secretária Executiva do Colegiado Territorial Vale do Mucuri, vem por meio
deste convidar os membros do Colegiado, Núcleo Diretivo, Núcleo Técnico Comissões
Temáticas,  entidades,  órgãos  públicos  e  Movimentos  representantes  a  participar  da
Oficina  de  formação  para  juntos  debatermos  uma  estratégia  de  desenvolvimento
territorial  sustentável.  A  participação  social  e  a  integração  de  ações  entre  Governo
Federal, estados e municípios que são fundamentais para a construção dessa estratégia.
Nesse sentido contamos com sua presença.
Objetivos:
  Socializar a política e os conceitos sobre Desenvolvimento Territorial;
   Apoiar ações de auto-organização do Colegiado Territorial;
   Fortalecer  o  colegiado  territorial  como  institucionalidade  articuladora  da
dinâmica do desenvolvimento rural sustentável.

 

Local: APJ – Casa Emaús, rua Amadeu Onofre, 25 A –Bairro Teófilo Rocha

– Teófilo Otoni Fone: 33 3522 – 8083

 

PROGRAMAÇÃO

 

  31/05/2011  01/06/2011

Manhã  8:30 hs – Abertura

Objetivo  /  programação  / Acordo  de

Trabalho

Apresentação  e  integração  dos

participantes

 

09:00  hs  – O Colegiado Territorial

como  espaço  de  articulação  de

Políticas Públicas

*  Papel  dos  Colegiados  Territoriais

frente  ao  processo  de

Desenvolvimento  Territorial  (Gestão

Social)

*  Estruturação  e  Organização  do

Colegiado  Territorial:  atribuições,

composição,  representatividade,

08:00  hs  –  Grupos  de  Trabalho

(GT´s)

–  Objetivos/princípios,  indicar

principais eixos e ações estratégicas.

1- Educação  no Campo,  2-  Programa

Terra  e  Território,  3-  Fortalecimento

do  Sistema  Produtivo,  4-

Comercialização,  5-  Sustentabilidade

e 6- Gestão do Território.  (Perguntas

Orientadoras)

 

09:30 hs – Cafezinho

 

10:00 hs  – Apresentação dos GT´s e estrutura (instâncias);

– Aprovação do Regimento Interno

Debate

 

13:00  hs  –  Encaminhamentos  e

Avaliação

 

14:00 hs  – Almoço  e Encerramento

da Oficina

  13:00 hs – Almoço 

Tarde  14:00 hs – Painéis Temáticos: 1-

Educação no Campo, 2- Programa

Terra e Território, 3- Fortalecimento do

Sistema Produtivo,4 – Comercialização,

5- Sustentabilidade e 6- Gestão do

Território. (Núcleo Diretivo) – Câmaras

Temáticas e PTDRS.

17:30hs – cafeziho

18:00 hs – Divisão e Orientações

para os Grupos de Trabalho. 

19:00 hs – Final atividades do dia

20:00 hs – Jantar e Noite Cultural

 

A Associação  de  Desenvolvimento  e  Solidariedade  (APTA-MG),  com  sede  em  Belo

Horizonte,  está  responsável  pela  organização  do  evento,  pelos  recursos  de  custeio  da

hospedagem  e  alimentação  dos/as  participantes  e  deslocamento  no    local  do  evento,

apoio  logístico,  material  didático  e  de  consumo,  recepção  aos  participantes  e  outras

providências que garantirão a qualidade na organização do encontro.

 

Observação:  aquelas  pessoas  do  Poder  Público  que  tem  diárias  de  suas  entidades  a

APTA não se responsabiliza em cobrirem suas despesas com deslocamento.

 

Maiores informações: Mauro Alves de Souza  (33) 88199852 –  mauroquilombola@gmail.com

Associação de Desenvolvimento e Solidariedade (APTA-MG)

E-mail: apta.mg@gmail.com – apta@aptabr.org.br  Fonefax (31) 3586-34

Joana Alves Louback – jalouback@hotmail.com  (33) 3522 – 8083

 

 

 

Teófilo Otoni, 17 de novembro de 2011.

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