21/08/2011
A Ufam e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) promovem I Simpósio Internacional “Diálogos Interculturais na Fronteira Pan-amazônica”, no período de 12 a 15 de setembro, na maloca da FOIRN, no município de São Gabriel da Cachoeira.
O Simpósio é financiado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e pretende discutir e propor princípios e parâmetros para a construção de uma Universidade Indígena no Alto Rio Negro, bem como constituir um Conselho de Ética Indígena para regularização e acompanhamento de projetos e pesquisas nas terras indígenas do Rio Negro.
O evento envolverá 23 povos indígenas das famílias linguísticas Tukano Oriental, Aruak, Yanomami e Maku (Japurá-uaupés) das Terras indígenas Alto Rio Negro, Médio Rio Negro I e II, Ineuxi, Apaporis, Yanomami e outras T.I em processo demarcação como Balaio e Cué-Cué Marabitanas, além de povos indígenas da Colômbia e Venezuela.
O I Simpósio Internacional “Diálogos Interculturais na Fronteira Pan-amazônica” é destinado às lideranças tradicionais, lideranças de associações de base (escolar, de mulheres, políticas etc.), aos professores, aos alunos do ensino fundamental ou superior, pajés, Kumus, Bayás do alto rio negro e dos países vizinhos convidados.
O Simpósio terá apresentações de pesquisas elaboradas pelos indígenas, mesas-redondas, grupos de trabalho e atividades culturais.
Espera-se obter com o Simpósio os seguintes resultados:
– elaboração de princípios e diretrizes de cursos superiores;
– trocas de experiências entre povos indígenas e universidades indígenas da fronteira Pan-amazônica;
– criação do Comitê de Ética Indígena para regularização e acompanhamento dos projetos e pesquisas nas Terras indígenas do Alto Rio Negro;
– construção da primeira universidade indígena do Brasil no Alto Rio Negro, em médio prazo.
As inscrições e informações podem ser obitidas por meio do e-mail: