13/04/2012
Ocupar, ao longo da história, é a forma mais justa de se mostrar ao poder público e privado que terra não deve ser mercadoria ou barganha. Não se pode conviver com extensas áreas a mando da especulação e extensas fileiras de pessoas em estado de necessidade.
Além do mais, em nossos Direitos e Garantias Fundamentais, previsto está que “a propriedade atenderá sua função social” (Art. 5º, XXIII, CF). Sendo assim, quando a propriedade se afasta de seu fundamento, é justo que se destine a quem o faça.
Com nome de guerreira, mulher, escrava, Dandara nasce em 09 de abril de 2009, com 150 famílias organizadas ocupando um terreno improdutivo, com total zelo às áreas de preservação ambiental e às nascentes, projetando a metragem de ruas, e recuos de calçadas, de forma a designar ali, vida digna a todos os moradores.
Três anos se passaram, sob ameaça de despejo e massacres anunciados. Dia após dia a Ocupação Dandara caminha, lutando e resistindo. De Ocupação já se tornou Comunidade.
Em abril de 2009, para alguns, fomentava-se uma mera reivindicação de direitos fundamentais.
Hoje, todos entendemos que somos agentes transformadores da sociedade, e nossa pauta já não é apenas moradia, mas a construção de um mundo onde caibam todos e todas.
Hoje em dia somos muitos, somos 5.000 moradores, somos uma Rede Internacional de Solidariedade, somos o apoio de cada um/a de vocês.
Portanto, para comemorarmos juntos a construção desta história que há de ser vitoriosa, convidamos todos para comemorarem conosco o nosso 3º aniversário.
* Sábado, dia 14 de Abril de 2012.
* Das 16:00h às 20:00h.
* Endereço da Festa: Na Ocupação-Comunidade Dandara: Rua Petrópolis, nº. 315, Céu Azul – Nova Pampulha, Belo Horizonte, em frente à garagem de ônibus, próximo à Escola Estadual Dep. Manoel Costa)
* Ônibus: 3302 / 2213 / 2215 (Céu Azul)
Convite das Brigadas Populares, da Coordenação Geral de Dandara e da Rede de Apoio e Solidariedade a Dandara.