19/07/2018
[MATERIAL PARA PESQUISA E FORMAÇÃO]
[CATÁLOGO DE LITERATURA AFRICANA E AFRODESCENDENTE INFANTIL E JUVENIL]
[FORMAÇÃO DE ALUNOS E DOCENTES]
Divulgação do material produzido por Míria Gomes de Oliveira e Maria Marta Gomes de Oliveira
__________________________
A Pesquisa Aplicada “DE LEITOR PARA LEITOR: LETRAMENTO LITERÁRIO, DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO 2º CICLO DE FORMAÇÃO” discute possibilidades de formação étnico-racial de jovens leitores diante da complexidade tecnológica dos modos de ler, impressos ou em tela.
Em nossa parceria com a E. M. Deputado Milton Salles (EMDMS), buscamos ações pedagógicas que suavizassem a abrupta mudança das práticas de leitura literária entre o 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, fossem em relação à abordagem metodológica assumida pela professora-mediadora, fossem no que diz respeito ao conteúdo e design gráfico de livros destinados ao 2o Ciclo de formação que abordam a temática étnico-racial. Situada na Comunidade Ventosa, a EMDMS está localizada em um espaço de vulnerabilidade social e atende alunos que, em sua maioria, se declararam negros (pretos e pardos) no formulário de matrícula 2015.
Com o intuito de possibilitar um ensino que contemple as orientações das Leis 10.639/03 e 11.645/08 , tomamos os livros do “Kit de Literatura Afro-brasileira e Indígena” enviado às bibliotecas das escolas municipais de Belo Horizonte desde o ano de 2004. Para isso, foram realizadas as oficinas “De leitor para leitor” entre agosto de 2013 e dezembro de 2015 em três turmas de 4o, 5o 6o ano, sucessivamente.
Link para download: https://onedrive.live.com/