Seu Mário, como era conhecido, tinha 88 anos e estava intubado em uma hospital de Contagem
07/05/2021
Seu Mário, como era conhecido, tinha 88 anos e estava intubado em uma hospital de Contagem
A cultura popular de Minas Gerais está de luto. Morreu, na madrugada desta sexta-feira (7), Mário Brás da Luz, figura importante para a comunidade quilombola no Estado. Seu Mário, como era conhecido, tinha 88 anos e estava intubado no Hospital Santa Helena, em Contagem. Ele faleceu devido a complicações decorrentes da Covid-19. Mário Brás da Luz era o último filho vivo de Arthur Silvério, fundador da Comunidade Quilombola dos Arturos, em Contagem. O anúncio foi feito pelo perfil da comunidade no Instagram.
“É com grande dor no coração que a Comunidade Quilombola dos Arturos comunica o falecimento de seu Patriarca Mário Brás da Luz. Nos despedimos desse grande pai, avô, tio e acima de tudo líder espiritual e Capitão Mor! Que Nossa Senhora do Rosário o receba com festa nos céus e nos dê forças para suportar esse momento de grande dor e luto! Os Arturos encontram-se com dor no coração, mas temos certeza que hoje é dia de festa maior é dia de festa no céu! O seu legado seguirá conosco para sempre!”, diz um trecho da nota.
Os Arturos são um quilombola localizado na região central de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A comunidade foi certificada como remanescente de quilombo em 2003 e, em 2014, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do município de Contagem e de Minas Gerais. Os Arturos preservam tradições dos negros por meio celebrações, como a Festa de Libertação dos Escravos, em 13 de maio.
Veja documentário sobre a vida de Mário Brás da Luz:
—
Em temp