09/09/2021
De acordo com a corporação, local é de difícil acesso; chamas duraram mais de 24 horas
Um incêndio no bairro Aarão Reis ameaçou as casas de 36 famílias que vivem no Quilombo das Mangueiras, às margens da MG-020, em Belo Horizonte. As chamas começaram na tarde de terça-feira (7) e só foram controladas na noite desta quarta-feira (8).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local é de difícil acesso e não possibilitou a aproximação da viatura de combate a incêndios. Os militares precisaram seguir a pé em vegetação fechada, com 23 hectares de mata nativa.
Chamas colocaram em risco 36 famílias que moram na comunidade — Foto: Gabriel Senna/TV Globo
“O fogo chegou próximo às casas. Os moradores mesmos contiveram as chamas. O fogo chegou perto da casa da nossa matriarca, uma mulher idosa, de quase 70 anos”.
O relato é da vice-presidente da associação dos moradores, Tatiane Pereira. Ela contou, ainda, que 25 crianças moram no local, além de alguns animais. O medo era que todos pudessem se queimar.
Ainda segundo os bombeiros, o fogo foi controlado por volta das 20h. No local, havia um braseiro. Os militares orientaram os moradores sobre o aceiro, uma espécie de capina que protege a propagação do fogo em volta das propriedades.
A corporação informou que não há mais risco para a comunidade.