De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem cerca de 305 povos indígenas no Brasil, totalizando aproximadamente 900.000 pessoas, ou 0,4% da população do país. E mesmo sendo parte da cultura brasileira, o mundo indígena ainda é pouco conhecido.
Por isso, nos dias 8 e 9 de setembro, às 19h, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) realiza evento com o tema “Infância Indígena no Século XXI”. A atividade será online, com transmissão pelo canal do instituto no YouTube. Confira a seguir a programação e os convidados de cada dia:
08/09 – Direito à segurança alimentar e nutrição infantil nas comunidades indígenas
- Cristina Pacheco Coelho – Graduação em Nutrição (Unileste/MG) e em Gastronomia (Unicesumar/PR). Foi professora e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Única de Ipatinga. Pós-graduada em: Nutrição Clínica (Ganep/SP); Nutrição Esportiva e Funcional (Instituto Valorize/ES); Fitoterapia aplicada à Nutrição (Unyleya/DF); Nutrição Clínica e Estética (IPGS/RS). Mestranda em Gestão Integrada do Território (Univale).
- Thiago Henrique Fiorott – Indigenista. Especialista em Atenção Primária à Saúde e Gestão Pública (IFES); e Ouvidoria Pública. Mestre em Desenvolvimento Sustentável junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/CDS/UNB). Doutorando em Desenvolvimento Sustentável (UnB).
Mediação: Keila Machado Quintão (servidora do IFMG-GV e mestranda em Gestão Integrada do Território/Univale).
09/09 – Educação indígena infantil: tradições e apropriação das tecnologias
- Natália Braz / Katinã – Pertencente à etnia Pataxó. Moradora da aldeia Geru Tucunã Pataxó, distrito de Felicina – Açucena/ MG. Professora de alfabetização há 11 anos e uma das lideranças da comunidade. Formada em Línguas, Artes e Literatura (licenciatura) pela UFMG.
- Sekuai Braz da Conceição – Pertencente à etnia Pataxó – município de Açucena/MG. Trabalha na educação indígena há mais de 10 anos. Formada em Administração (Univale). Graduanda em Ciências Sociais e Humanidades (licenciatura) pelo curso Formação Intercultural para Educadores Indígenas na UFMG.
Mediação: Guilherme Bianchi Moreira (professor de História do IFMG-GV).
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Não há necessidade de inscrição prévia. Para acompanhar ao vivo, basta acessar youtube.com/ifmgcampusgv no dia e horário das palestras, conforme programação acima.