04/12/2021
O acervo fotográfico do Cedefes é resultado das ações de registro, pesquisa, coleta e arquivamento da luta por direitos dos povos indígenas, quilombolas e camponeses do Estado de Minas Gerais, desde 1985.
Com o apoio de entidades parceiras, o acervo está digitalizado, identificado e agora disponível para consulta na internet!
É composto por aproximadamente 3.000 fotografias, todas digitalizadas do acervo fotográfico em papel, registradas entre 1985 e 2005. Está dividido por coleções: Cedefes, Povos Indígenas, Quilombolas, Terra e Movimento Popular e pode ser acessado pelo site Cedefes ou diretamente pelo Flickr – site de hospedagem para fotografias e imagens.
A disponibilização desse acervo só foi possível com o apoio de entidades parceiras, em especial o Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais em 2008 e a Misereor, em 2013, no processo de digitalização; e a MZF, em 2020, no processo de identificação e descrição dos álbuns.
Desejamos que essas fotografias viagem o mundo através da Rede, que sejam acessadas, compartilhadas e utilizadas para mobilizar a sociedade em prol de uma luta que não é só de um povo vilipendiado de seus direitos, mas de TODOS NÓS!.
Que a informação e a preservação da memória sejam ferramentas de apoio na luta por direitos e na busca da cidadania; que iluminem os caminhos e decisões de um país que não pode e não deve silenciar a história do seu povo.
Contamos com o apoio de todos para a melhoria gradual da descrição do acervo atual. Seguimos na esperança de parcerias futuras para nos ajudar a tratar e disponibilizar o acervo fotográfico digital, produzido a partir de 2005 e atualmente arquivado no Servidor Cedefes.