23/11/2010
SEMINÁRIO DE ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 E 11.645/2008
Dia 23 de Novembro de 2010.
Dayrell Hotel e Centro de Convenções
Rua Espírito Santo, 901
Centro de Belo Horizonte – MG
Programação
07h30 – Credenciamento
08h00 – Café manhã
09h00 – Abertura oficial
Ministério da Educação e Cultura – MEC
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais – SEDESE
Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Minas Gerais – CONEPIR
Forum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial de Minas Gerais – FPEDERMG
Fórum Inter-governamental de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais – FIPIRMG
MESA 01
Coordenador: Jefferson Cristiano Gomes
Agente Pastoral do Negro
09h30 – FORTALECIMENTO DO MARCO LEGAL
Palestrante: Professora Silvaní S. Valentim
Doutora em Educação, professora adjunta do Departamento Acadêmico de Educação do CEFET-MG, atua na licenciatura (Programa de Formação de Professores) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. É coordenadora geral do NEAB/CEFET-MG e faz parte da coordenação colegiada do Fórum Permanente de Educação e Relações Étnico-Raciais do Estado de Minas Gerais (FPEDERMG). É representante do CEFET-MG no Conselho Municipal de Educação.
10h – POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA GESTORES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
Palestrante: Maria do Carmo Barbosa Galdino
Coordenadora Forum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial de Minas Gerais – FPEDERMG
10h30 – POLÍTICA DE MATERIAL DIDÁTICO E PARADIDÁTICO
Palestrante: Professora Rosa Margarida
Pedagoga, especialista em Didática – Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica, e Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG. Foi assessora do MEC em 2004/2005 para a concepção e elaboração do livro: Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnicas Raciais, coordenando o GT Ensino fundamental. Exerceu o cargo de Assessora Especial da Secretaria de Educação de Minas Gerais, implementando a política educacional que orientou e apoiou o desenvolvimento da Educação das relações étnico-raciais no cotidiano das escolas (2004/2005/2006). "Criou o PRÓ-AFRO – Projeto de valorização da Cultura Negra nas Escolas de Minas." Assessora Especial da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Sabará – MG, na implantação do "Plano de Intervenção Pedagógica quanto a inserção da valorização da cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. Assessora Especial da Secretaria de Estado de Educação do Paraná para a concepção e elaboração dos "Cadernos Temáticos – Lei 10.639/03 -Inserção dos Conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos Currículos Escolares (Caderno 5.)Assessora Especial da Secretaria de Educação da cidade de Congonhas – MG, para o Projeto de Formação Continuada de Professores:História da África na Educação Básica – Pressupostos Didático-Pedagógicos.É co-autora do livro "Alfabeto Negro", autora dos "Direitos Essenciais da Criança Negra na Escola" e do "Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro – Uma intervenção Pedagógica na Superação do Racismo no Cotidiano Escolar", Educação das Relações Étnico Raciais – Pensando Referenciais para a Organização da Prática Pedagógica"; Almanaque Pedagógico –História da África na Educação Básica:Referenciais para uma proposta de trabalho (2008), Elaborou a intervenção pedagógica no conto africano "Os comedores de palavras" de Edimilson de Almeida e do caderno pedagógico do projeto "Cantando a História do Samba" de Elzelina Dóris. Ministrou o Seminário "Praticas Pedagógicas e Inclusão Racial" no Curso de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Pós Graduação) no Instituto de Educação Continuada – IEC-PUC-MINAS.
11h00 – DEBATE
12h00 – INTERVALO PARA ALMOÇO
MESA 02
Coordenador: Fábio de Carvalho dos Santos
Fábio de Carvalho
– Diretor de Promoção e Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social / Subsecretaria de Direitos Humanos e representa a SEDESE no Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Minas Gerais
14h30 – GESTÃO DEMOCRÁTICA E MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Palestrante: Alexandre Braga
Relações-Públicas, africanista, escritor, articulista de jornais do Brasil e da América Latina, colunista dos sites Pambazuka News (Portugal) e Afropress.com (São Paulo), entre outros. Membro da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da ABRP – Associação Brasileira de
Relações Públicas, tesoureiro do FOMENE – Forum Mineiro de Entidades Negras e Coordenador de Comunicação da UNEGRO – União de Negros Pela Igualdade. Participou como delegado, da 1ª CONFECOM – Conferência Nacional de Comunicação, em 2009.
15h – AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO
Palestrante: Professora Patrícia Santana
15h30 – CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS
Palestrante: Professor John Land Carth
Técnico em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação – MEC; Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília – UNB; Especialista em Arte Educação e Tecnologias Contemporâneas; Técnico a Projetos Educacionais da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto onde tem exercido a coordenação Municipal de Ações de Promoção da Igualdade Racial; colaborador do Instituto Tomaz Faustino – ITF onde tem exercido a função de Assessoria de Projetos de Associativismo e Cooperativismo; é funcionário da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás onde exerce a função de Professor de Artes Visuais, Tópicos Especiais de Literatura, Projeto Extra-Classe de Matemática.
16h – DEBATE
17h – LEITURA, APROVAÇÃO E ASSINATURA CARTA COMPROMISSO
17h30 – ENCERRAMENTO COM CAFÉ