18/05/2011
A Associação Cultural Eu Sou Angoleiro através da Irmandade dos Atores da Pândega, há dez anos vem desenvolvendo no município de Lagoa Santa práticas de educação da capoeira angola e a cultura afro brasileira (Boi da Manta, Dança Afro Brasileira, Ritmos Brasileiros, Poemas, Cantos e Teatro) . No 8º Encontro de Cultura de Raiz – Lapinha Museu Vivo acontece nos dias 19 a 22 de maio de 2011 com abertura e roda de capoeira em Belo Horizonte e Lagoa Santa (MG). Este encontro faz parte da agenda cultural do município de Lagoa Santa e região atraindo público de Belo Horizonte e outros estados como Pará, Rio de Janeiro e Bahia. O evento já é tradicional na cidade envolve escolas, grupos culturais locais e diversos atores. O Lapinha Museu Vivo movimenta mais de três mil pessoas em seus três dias; oferece oficinas culturais, roda de conversa, exibição de documentário e shows. O encontro contribui para o turismo local e valoriza a riqueza da cultural de Lagoa Santa contando com vários grupos da cidade como guardas de Congado, Candobe e artistas locais. Os Mestres convidados são: Mestre Dunga (MG) , Mestre Angolinha (RJ), Mestre Amaral (MA) com a rica cultura do Tambor de Criola, Mestres do Movimento Angoleiro de Belo Horizonte, Mamour Bá (cultura senegalesa), Mestre Conga e D. Elisa (samba).
O QUE ACONTECE NO LAPINHA MUSEU VIVO
O encontro visa a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro através do intercâmbio cultural promovido com a troca de experiências dos grandes mestres de tradição oral. Assim o evento tem trazido para Minas grandes mestres da capoeira angola, como os baianos e alunos diretos de Mestre Pastinha, Gildo Alfinete e Boca Rica (representantes da Associação Brasileira de Capoeira Angola) e João Pequeno (Academia João Pequeno de Pastinha, guardião da Capoeira Angola neste século), Mestre Morais (Salvador – BA), Mestres Manoel e Gil Velho (RJ) e Mestres para trocarem experiências e saberes com outros mestres da capoeira angola de manifestações culturais do Estado, como dona Mercês, do Candombe e dona Isabel, Rainha Conga de Minas Gerais, do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL EU SOU ANGOLEIRO/ MESTRE JOÃO BOSCO CONVIDA:
MESTRE AMARAL – TAMBOR DE CRIOLA – (MA)
MESTRE ANGOLINHA (RJ)
MESTRE DUNGA (MG)
MESTRES DO MANG – MOVIMENTO ANGOLEIRO DE BELO HORIZONTE/MG
MESTRE MAMOUR BA (MG)
MESTRE CONGA (MG
D.ELISA (MG)
DONA ISABEL – REINADO 13 DE MAIO – (MG)
REINADO E CANDOMBE – LAGOA SANTA (MG)
QUEM SOMOS
A Acesa realiza em Belo Horizonte desde 1993 trabalhos de formação nas áreas de capoeira angola, dança afro, percussão e teatro com atividades nas 15 frentes de trabalho (Centro, Vila Acaba Mundo, Morro do Cascalho, Santa Tereza, Barro Preto, Pampulha, Santa Luzia, Jardim Canadá, Contagem, Betim, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Codisburgo, Ribeirão das Neves e Coronel Fabriciano), atendendo mais de 300 alunos.
SERVIÇO:
Evento: "Lapinha Museu Vivo no Mês da Abolição: 8º Encontro de Cultura de Raiz"
Data: 19 a 22 de maio em Lagoa Santa
Local: Praça Central de Lagoa Santa (Dr. Lund), Gruta da Lapinha e Igreja Nossa Senhora do Rosário/Lapinha
.
Realização: Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (Acesa)
Inscrição: Sede da Acesa em BH – Rua da Bahia, 570 – 12º andar – Belo Horizonte/MG ou Site www.eusouangoleiro.org.br
Sede da Acesa em Lagoa Santa
Rua Melo Viana, 420 B. Várzea – Lagoa Santa (MG)
irmandadedapandega@hotmail.com museuvivo2005@yahoo.com.br