01/12/2011
Resumo: O quilombo Pedra do Sal é depositário da memória de uma das histórias mais lindas que a cidade do Rio de Janeiro tem para contar, envolvendo a formação de todo um complexo de atividades no entorno do mercado de escravos e de sal (cenários que aparecem nas gravuras de Rugendas), envolvendo o corte da Pedra do Sal para a construção da rua Sacadura Cabral, a construção e operação do porto do Rio (tudo isto obra dos escravos e de seus sucessores livres), o antigo rancho carnavalesco, o surgimento do samba com figuras de expressão nacional como Donga e João da Baiana, o candomblé, o bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi.
Herdeiros de uma tradição importante na memória da cidade do Rio de Janeiro, de uma história de lutas e resistências, os quilombolas da Pedra do Sal constituem hoje o único contingente humano que pode legitimamente se reivindicar como continuador das implicações histórico-sociais da presença negra e escrava na área portuária; que pode como tal assumir a memória e dar seguimento às atividades rituais que constituem o patrimônio imaterial; e que finalmente pode reivindicar o território como constitutivo de sua identidade étnica. O Samba, o Santo e o Porto sumarizam a tradição que os quilombolas da Pedra do Sal atualizam.
Todo dia 2 de dezembro, o grupo do quilombo da Pedra do Sal celebra, no Largo João da Baiana, essa história e memória através da lavagem da pedra (rito simbólico de purificação), do samba, gastronomia e de depoimentos de antigos portuários. Celebram sua continuidade histórica na região e sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. No último 2 de dezembro, a festa organizada pelo Quilombo, envolve a lavagem da Pedra do Salpelo Afoxé Filhos de Gandhi e por pessoas ligadas ao candomblé. A Rede Globo estara fazendo a cobertura da atividade.
Programação
SAL do SAMBA
Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô
02 DE DEZEMBRO DE 2011
Dia Nacional do Samba
Homenagens e depoimentos:
João da Baiana (in memoriam)
Claudio Camunguelo (in memoriam)
Egbomi Iraci de Ogum
Hiram Araújo
Audie
07:00 – Lavagem da Pedra do Sal com as tias Baianas e Afoxé Filhos de Gandhi
07:30 – Café da manhã quilombola
10:00 – Palestra: “O que é samba" com Jair Martins de Miranda, Profº da UNIRIO e coordenador do projeto Memoravel Samba
10:30 – A importancia historica da Pedra do Sal” com Hiram Araujo
11:00 – "Valongo, o cais dos escravos" com Tania Andrade Lima, Profª do Deptº de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ
12:00 hs – A tradicional feijoada do quilombo Pedra do Sal, angu com varios molhos (carne moida, frutos do mar, frango com quiabo e a baiana)
12:00 horas – Roda de samba com a Familia Conceição e convidados
– Lançamento do Bloco Batucaço
– Batucadas BF
– Grupo Xirê (Espaço Cultural Casa de Anyê)
Realização:
ARQPEDRA
Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal