31/07/2014
Por Danielle Moreira Brasileiro – Funai/CRVJ
A população indígena das etnias Kulina (Madjá), Kanamari e Deni da região do Médio Juruá vem passando por várias situações de vulnerabilidade social e violação de direitos. Destacamos aqui a situação da região de Eirunepé, onde situa-se a Terra Indígena Mawetek e onde temos indígenas Kulinas e Kanamari. Registramos algumas situações que vêm ocorrendo:
Enfim, as situações são muitas, e o Estado precisa agir. E com base nestas situações a Funai está organizando um grande evento para pactuar ações, projetos e programas a fim de erradicar tais vulnerabilidades e violações dos direitos, dentre as quais o preconceito é a maior delas.
O evento contará com a presença da Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, da presidenta da Funai e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério Público Federal, alé, de autoridades regionais e locais.
Objetivos:
Serviço:
I Seminário de Proteção e Promoção dos Direitos Sociais Indígenas do Médio Juruá
Data: 04 a 06 de agosto de 2014 Local: Eirunepé/AM – Espaço do Tiro de Guerra Realização: Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
Participantes: Estimativa de 300 pessoas: 200 indígenas, Gestores Municipais e representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e da FUNAI (DPDS/CGPC/CGPDS, Assessoria da Presidência e CR Vale do Javari).
Organização (Setores da Funai): Coordenação Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), Assessoria da Presidência e Coordenação Regional Vale do Javari.