01/09/2017
Alenice Baeta e Henrique Piló são sócios Cedefes e em agosto de 2017 publicam o livro: A Antiga Fazenda Bom Jardim do Visconde do Rio das Velhas- Arqueologia Histórica na APA Carste de Lagoa Santa
Produção: Fundação Educacional Bento Gonçalvez e Artefactto
A Fazenda Bom Jardim reveste-se de grande importância histórico-arqueológico sendo um importante exemplar de unidade produtiva relacionada ao criatório de gado, corte, produção de leite e plantação de milho do Médio Rio das Velhas dos séculos XVIII e XIX. O trabalho de arqueologia visou evidenciar as estruturas remanescentes e alguns vestígios do núcleo principal desta antiga gleba que se encontrava em estado de abandono e obliterado. Buscando a sua valorização e revitalização patrimonial foram realizados neste sítio histórico limpezas, raspagens, sondagens, trincheiras além de pesquisas sobre fontes iconográficas, escritas e orais.
A divulgação dos resultados da pesquisa arqueológica em Bom Jardim, objeto desta publicação, busca difundir a história das antigas fazendas da região de Matozinhos, apresentando uma nova, mas antiga paisagem, revitalizando os seus possíveis significados e olhares.