Amazônia: meio ambiente, geopolítica e democracia‏

29/11/2013

O Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAz/ CEAM) e o Laboratório de Línguas Indígenas (LALI), da Universidade de Brasília, convidam para o seminário“Amazônia: meio ambiente, geopolítica e democracia, com a seguinte programação:

 

Geopolítica ambiental e políticas territoriais para a Amazônia

Prof. Dr. Rodrigo Medeiros

 

Democracia, geopolítica e Amazônia

Prof. Dr. Wellington Almeida

 

 

Data: 04 de dezembro (4a feira), às 15h.

 

Local: Auditório Cassiano Nunes (Biblioteca Central da UnB)

 

 

Rodrigo Medeiros é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2012) e foi Visiting Scholar na North Carolina University, EUA (2009-2010). Sua tese de doutorado, “Decodificando a internacionalização da Amazônia em narrativas e práticas institucionais: governos da natureza no Brasil e nos EUA”, foi premiada no "V Concurso de Teses sobre Defesa Nacional”, do Ministério da Defesa. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Já atuou junto a instituições multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, além de realizar diagnósticos socioambientais de UHEs para fins de licenciamento ambiental.

 

Wellington Almeida, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2002),  é professor adjunto na Universidade de Brasília, no campus de Planaltina, na área de Ciências Sociais; professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB e pesquisador do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração – CEAG/UnB. Foi Decano de Extensão e chefe de Gabinete da Reitoria (2008-2012). Foi, também, pesquisador visitante na Columbia University, em Nova York, EUA (2000-2001). Trabalhou por dez anos no Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc, e por cinco anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID como especialista em sociedade civil. Foi assessor de programas, no Brasil, da Oxfam Internacional. Organizou, com Sérgio Sauer, o livro Terras e territórios na Amazônia: Demandas, desafios e perspectivas (EDUnB, 2011).


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