Durante o inverno, cresce o número de pessoas que apresentam sintomas de doenças respiratórias. Além disso, dados do último boletim semanal de monitoramento, lançado pelo Comitê Popular de Combate à Covid-19 no sábado (16), demonstram que a taxa de transmissão do vírus continua em alta na capital mineira.
Ainda que parte dos sintomas da covid-19, como tosse e febre, sejam semelhantes aos de outras doenças respiratórias, ao senti-los é importante ficar atento e fazer o teste.
Além das unidades de saúde espalhadas pelas regionais do município, Belo Horizonte possui sete centros de testagem para a covid-19, que funcionam de segunda a sexta, com agendamento online e gratuito. São eles:
a) Faminas-BH: Avenida Cristiano Machado, 12.001 – Vila Clóris (das 8h às 17h)
b) Faculdade Pitágoras: Rua dos Aimorés, 1.300 – Funcionários (das 8h às 17h)
c) UniBH Buritis: Rua Líbero Leoni, 259, Portaria 2 – Buritis (das 8h às 16h30)
d) Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais: Alameda Ezequiel Dias, 275 – Centro (das 8h às 16h30)
e) UNA Unidade Aimorés: Rua dos Aimorés, 1451 – Lourdes (8h às 16h30)
f) Laboratório Municipal: Rua Frederico Bracher Júnior, 103 – Carlos Prates (das 7h30 às 17h30)
g) Faculdade de Farmácia da UFMG – LINBIO: Rua Professor Moacir Gomes de Freitas – Pampulha (das 8h às 16h30)
O último foi inaugurado na segunda-feira (18), fruto da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para agendar o atendimento, é preciso acessar o portal da PBH, fazer o seu cadastro no sistema e escolher data, horário e local de preferência para fazer o teste. O procedimento é rápido e, ao concluí-lo, você receberá um e-mail de confirmação.
O resultado do exame é comunicado pessoalmente ao usuário, vinte minutos após a coleta. Caso o resultado dê positivo, os profissionais também dão orientações quanto ao período de recuperação.
Edição: Larissa Costa