29/12/2017
É com o coração explodindo de alegria que informamos que o novo layout do Cedefes está pronto e lindo de viver!!!.
Conseguimos reorganizar a nossa casa, gente!. Ela está colorida, funcional e cheia de vida!.
Estamos morrendo de amores por cada cantinho, por cada chita, juta, caixote e outras idéias alternativas e de baixo custo usadas nessa empreitada.
A nossa cozinha tá um ‘trem’ que só vendo: é cortina de chita pra cá, quadro de boas vindas pra lá, sousplat feito por comunidade quilombola acolá e assim vai… É lindeza ‘demais da conta’.
Pintar, cortar, restaurar, reaproveitar, arrastar, mudar, parafusar, selecionar…esse foi o nosso lema nos últimos meses para que tudo essa mudança acontecesse.
Essa não foi uma tarefa fácil, principalmente porque o valor inicial para executá-la era zero. Portanto, só pode ser concretizada porque um grupo de pessoas acreditou, doou e contribuiu pra isso.
O processo de organização não está 100% finalizado mas já está bem avançado. Estamos orgulhosos do resultado e achamos que o Cedefes está ficando lindo!!!. Confira as fotos abaixo e Acesse aqui a matéria na íntegra.
Foto: Memorial Cedefes é um espaço destinado ao reconhecimento e valorização do trabalho institucional. Agrega os seguintes espaços: área Parceiros (com fotos dos parceiros financiadores), Museu documental (ferramentas antigas e já utilizadas no processo de documentação), Sócios (fotos e relação de todos os sócios), Publicação (todas as publicações do Cedefes), Institucional (fotos, documentos institucionais), áudio visual.
Foto: Espaço destinado a Publicações do Cedefes (prateleira) e sócios (bancada)
Foto: Espaço áudio visual e, ao lado esquerdo, espaço institucional destinado a exposição de documentos institucionais, ata de fundação, troféus, etc.
Foto: Museu Documental – Exposição das antigas ferramentas de trabalho no setor documentação
F
Foto: O antigo depósito de material de escritório foi transformado em espaço funcional.
Atualmente abriga o financeiro, a Federação da Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais – N’Golo, além de material de escritório e publicações da entidade.
SALÃO PRINCIPAL
Foto: Ao fundo – bancada de trabalho da equipe, que sofreu alguns ajustes para agregar 3 pessoas, ao invés de 2.
Abaixo da bancada foram utilizados caixotes para organizar o material de trabalho. Na lateral, acervo bibliográfico.
Foto: No lado esquerdo foi construído um armário de caixotes para abrigar publicações a serem doadas para os usuários do Cedefes.
Foto: A mesa de trabalho e reunião foi rebaixada e acrescida de um mapa de Minas Gerais
SALA DE ARQUIVOS
Foto: A sala de arquivo é um espaço intermediário entre a cozinha e o salão principal, onde optamos por colocar todo o acervo acondicionado em armários de aço, bem como arquivos de aço no sentido de fazer uma barreira física para o acervo mais exposto no salão, no caso de incêndio iniciado na cozinha.
COZINHA
Fiz