05/08/2024
O cineasta Stênio Alves conseguiu aprovação por meio da Lei Paulo Gustavo para realizar um videodocumentário sobre a questão cigana e a sua história de luta por direitos em Minas Gerais, com enfoque na Região Metropolitana de Belo Horizonte-RMBH. Participaram das entrevistas e filmagens, além de lideranças ciganas, dentre elas, Valdinalva Caldas e Itamar Pena da Agência Nacional de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Povo Cigano, com sede em Ibirité, representantes de entidades e instituições parceiras, tais como, o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva- CEDEFES, a Comissão Pastoral da Terra- CPT/MG, a Defensoria Pública Estadual de Minas Gerais-DPE/MG, o Ministério Público Federal- MPF, dentre outros apoiadores e colaboradores da luta.
As filmagens coincidiram com o lançamento pelo governo Lula encabeçado pelo Ministério de Igualdade Racial- MIR, do almejado Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos através do Decreto n. 12. 128 de 1 de agosto de 2024.
A politica pública é resultado de muitas cobranças e organização de comunidades e entidades ciganas de todo o país, que culminou com esforços interministeriais, visando garantir os direitos sociais, econômicos e culturais dos povos ciganos.