03/03/2025
Mais uma vez presenciamos cenas de truculência e violência policial contra os povos indígenas de Minas Gerais, desta vez, em pleno Carnaval no município de Brumadinho diversos indígenas das etnias Pataxó e Pataxó HãHãHãe foram brutalmente abordados e agredidos por um grupo da PM. Cerca de 15 indígenas entre eles mulheres e crianças. Cinco lideranças foram presas na UPA entre estes o Cacique Arakoãn.
Vale lembrar que na noite do dia 9 de dezembro de 2023, policiais militares agrediram indígenas Xakriabá e assassinaram o jovem Alisson; no dia seguinte, os agentes invadiram casas da comunidade de maneira violenta e ilegal e prenderam sete jovens do povo Xakriabá.
O sentimento de impunidade, e o não punimento dos agressores termina gerando a continuidade, a repetição deste modos operandi da PMMG.
O Cimi Leste repúdia está postura violenta da PMMG e solicita das autoridades competentes providências para que este processo contínuo de violência contra os povos indígenas do Brasil tenha um final. Solicitamos da Ministra @macaeevaristo, que bem conhece esta situação em MG providências urgentes juntamente com os outros ministérios entre estes o Ministério da Justiça e o Ministério dos Povos Indígenas.