Anúncio foi feito pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, nas redes sociais. Valor ainda não foi informado
“Nesta quinta,
assinaremos o bilionário acordo com a Vale em razão da tragédia de Brumadinho. O maior acordo da história se dá em 2 ações do MPMG e 1 do estado, e não incluem as ações penais, os danos desconhecidos e os direitos individuais. Respeito aos atingidos e ao povo de MG”, publicou o chefe do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no Twitter, no fim da noite dessa terça-feira.
A postagem também foi replicada no Instagram do procurador, que também escreveu: “Apesar da imensa dor, o sentimento do dever cumprido. O bilionário acordo não cicatriza nenhuma das nossas feridas, mas é um grande alento para aqueles que acreditaram nos caminhos da Justiça e no trabalho do Ministério Público e demais Instituições estatais. Minas Gerais dá um exemplo ao mundo em apenas dois anos”. Na rede social, ele também parabenizou o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Advocacia-Geral do Estado (AGE) e a Defensoria Pública de Minas Gerais.
Na manhã desta quarta-feira, o
Estado de Minas entrou em contato com a assessoria de imprensa do MPMG, que está apurando detalhes sobre a reunião. Esta matéria será atualizada com o retorno do órgão.
O acordo já havia sido tema de uma reunião na segunda-feira. Em nota enviada na ocasião, o governo de Minas negou ter finalizado a negociação com a Vale. No entanto, mais cedo naquele dia, o governador Romeu Zema (Novo) deu as tratativas como encerradas. A declaração foi dada durante cerimônia de posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
“Negociamos um acordo de reparação com a mineradora Vale, que possibilitará aos mineiros uma sensível melhoria na qualidade de serviços prestados. Os valores que receberemos para compensar o povo mineiro serão revertidos, exclusivamente, em obras e serviços”, disse no dia 1º de fevereiro.