01/10/2022
Imagem: SOPA Images/LightRocket via Gett
Hoje (2), o eleitor vai às urnas para votar em cinco nomes para os seguintes cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Para não se perder em meio a tantos nomes e números, é importante preparar uma “cola” para levar quando for votar.
Quando estiver diante da urna eletrônica, o primeiro candidato em que o eleitor vai votar é o de deputado federal. É preciso digitar quatro números e, em seguida, apertar a tecla verde (confirma).
Deputado estadual ou distrital
Depois, o eleitor terá que digitar os cinco números que correspondem ao candidato a deputado estadual ou distrital, no caso dos eleitores que moram no Distrito Federal, e mais uma vez pressionar a tecla verde.
Senador
Em seguida, o eleitor terá de inserir os três dígitos do candidato que ele escolheu para ser senador e, mais uma vez, apertar a tecla verde.
Governador
Depois, é a vez de digitar os dois números do candidato a governador do estado e pressionar a tecla confirma.
Presidente
Por fim, o eleitor vai inserir os dois dígitos do seu candidato a presidente da República e pressionar a tecla verde.
Digitei errado. E agora?
Caso o eleitor digite um número e não apareça a foto, o nome e o partido do candidato, ele deve pressionar a tecla laranja (corrigir) e, em seguida, inserir os dígitos corretos. Não é possível pedir ajuda durante a votação. Por isso, pode ser útil levar uma “cola” para consultar na hora de votar.
Não quero votar em um candidato específico. O que faço?
Se o eleitor não quiser votar em nenhum candidato específico para deputado federal e estadual, ele pode dar o seu voto a algum partido. Para isso, basta inserir os dois primeiros dígitos, que correspondem à legenda, e pressionar a tecla confirma. Mas, se a ideia é não votar em nenhum candidato nem em nenhuma legenda, o leitor pode votar em branco, apertando o botão com esse nome. É possível votar em branco para qualquer um dos cargos, para parte deles ou para todos.
Mais tempo para conferir voto
Neste ano, o eleitor terá um tempo a mais para conferir se digitou de forma correta os números dos seus candidatos. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a urna eletrônica vai liberar a opção de confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. O chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, explica o motivo da implementação desse tempo a mais. “Foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer.”