23/04/2012
Convido a tod@s para a defesa da minha dissertação de mestrado que ocorrerá
nesta 6ª feira,dia 27 de abril às 14:00hs,
no Programa EHPS ( Educação, História, Politica,Sociedade) na PUC/SP.
Prof.orientador: Carlos Giovinazzo Junior (PUC/SP)
Banca examinadora:
Profª Carmem Junqueira – Titular (PUC/SP)
Profª Marília de Godoy – Titular ( USM/SP)
Profª Circe Bittencourt – Suplente (PUC/SP)
Profª Maria Leticia Nascimento – Suplente ( USP)
Título: " A criação do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e a
educação infantil indígena na aldeia Krukutu."
RESUMO
Esta pesquisa analisa a educação escolar infantil indígena na aldeia
Krukutu, Guarani Mbya, localizada na região de Parelheiros, zona sul do
município de São Paulo por meio da implantação do CECI (Centro de Educação
e Cultura Indígena). Objetivou-se examinar os desafios presentes na busca
por uma educação diferenciada e intercultural, bem como as possíveis
contribuições para a educação escolar não indígena. A análise fundamenta-se
na noção de “fronteira”, no campo social e pedagógico, entendendo-a como um
espaço de contato e intercâmbio entre populações, em que conhecimentos e
tradições têm a possibilidade de ser reforçados, repensados e
ressignificados, bem como espaço em que a cultura oral e a linguagem
escrita se encontram e se desencontram, com a possível evidenciação das
diferenças étnicas e de modos de ser e viver. Para realizar tal análise foi
situada a relação entre educação indígena e educação escolar, com enfoque
na educação infantil, o processo histórico da criação dos CECIs, suas
finalidades e organização, a construção de uma concepção curricular e as
práticas pedagógicas realizadas no CEII (Centro de Educação Infantil
Indígena), vinculado ao CECI Krukutu, bem como as concepções de criança,
educação e educador do povo Guarani Mbya da aldeia Krukutu. Na pesquisa
foram realizadas entrevistas com lideranças, pais, crianças e funcionários
que trabalham no CECI Krukutu. Outras fontes selecionadas foram documentos
relativos à educação escolar indígena, à educação escolar infantil indígena
e não indígena, o projeto pedagógico e regimento do CECI. Por meio da
análise das entrevistas foi possível observar a importância dada por todos
à educação escolar infantil indígena, à escola, bem como o interesse que
ela se fortaleça, com sugestões para que isso ocorra.
Palavras-chave: Educação Escolar Infantil Indígena, CECI, Educação
Guarani Mbya, Educação Intercultural, Fronteira étnica e cultural.
abraços
Edna Ferreira