26/03/2012
Convido à quem interessar a defesa do seguinte mestrado:
A Representação Social do Kanaimî, do Piya’san e do Tarenpokon nas Malocas Canta Galo e Maturuca.
Resumo: Este trabalho versa sobre a Representação Social do Kanaimî (kanaimé), do Piya’san (pajé) e do Tarenpokon (rezador) entre os índios Macuxi de Roraima. Serão apresentadas estas representações e suas relações com a religiosidade. O Kanaimî, como personagem espiritual e protagonizador de ataques violentos, manifesta-se e promove terror entre os índios. O Piya’san, como curador da saúde e de diversos problemas espirituais dos indígenas, medeia a solução desses problemas junto aos entes espirituais o máximo possível. O Tarenpokon, curador com capacidade de proporcionar a saúde, realiza sessões de rezas para afastar diversos espíritos. Essas explicações serão relacionadas à cosmovisão dos Macuxi para entendermos suas manifestações religiosas. Realizaram-se entrevistas para as referidas verificações e análises. Tomou-se como base estudos históricos e socioantropológicos de aspectos religiosos existentes entre os Macuxi que estão relacionados aos personagens – Kanaimî, Piya’san e Tarenpokon – ampliando suas representações sociais e especificando os significados que possuem. Palavras-chave: Ciências da Religião, Religiosidade indígena, Pajelança, Macuxi, Saúde.
Dia 30 de março, às 9h
Na sala 402 (4º andar) do bloco G4
Universidade Católica de Pernambuco – Recife