Dia 23/09: Seminário Povos Indígenas, Povos Fundadores

21/09/2023

Prefeitura de Itambacuri - Instagram

Fonte:https://www.instagram.com/p/CxVYa5wgMnn/

A Prefeitura de Itambacuri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará o Seminário “Povos Indígenas, Povos Fundadores”, dia 23 de setembro, às 08 horas, na Casa da Cultura.
Temos a honra de receber representantes da FUNAI e dos povos indígenas Krenak, Maxakali, Mukuriñ e Aranã, além da Indigenista Sra. Geralda Soares.
Um momento imprescindível de reflexão sobre democracia efetiva para os povos indígenas, respeito às suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais.
O Seminário faz parte da 17ª Primavera de Museus, realizada através do Governo Federal, Ministério da Cultura, IBRAM e Sistema de Museus, em parceria com o Governo de Minas e seus municípios. Contamos com sua presença, neste momento tão importante para Itambacuri!

 

 

Conheça mais sobre os facilitadores do “Seminário Povos Indígenas, Povos Fundadores” que irá acontecer dia 23 (sábado), às 08h, na Casa da Cultura!



🏹 Danielle Brasileiro:
Agente em Indigenismo Servidora da FUNAI. Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal. Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2008).
Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Étnicas-Raciais, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Especialização em Educação Permanente na Gestão Regionalizada do Sistema Único de Saúde- SUS, pelo convênio Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, 2014, onde focou a implantação de um Curso de Antropologia da Saúde para os servidores da Saúde Indígena no Vale do Javari. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (2003).

🏹 Geralda Soares:
1969 a 1972: Graduação em Pedagogia – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas.
1968: Extensão universitária em Antropologia Filosófica – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas.
1974: Curso Especial de Treinamento Projeto Rondon.
1981: Curso de Introdução à linguística aplicada – Conselho Indigenista Missionário.
1988 – Direito Indigenista – Universidade de São Paulo.
2011/2012: Especialização em Gestão de Políticas Públicas – ênfase Relações Étnicas – UFOP.

🏹 Sueli Maxakali:
É uma lider dos Tikmũ’ũn, é cineasta, professora e fotógrafa. Co-dirigiu os filmes Quando os yãmiy vêm dançar conosco (2011); Yãmiyhex: as mulheres-espírito (2019) e Nũhũ yãgmũ yõg hãm: essa terra é nossa! (2020). Publicou o livro de fotografias Koxuk Xop Imagem (Beco do Azougue Editorial, 2009), com fotografias das mulheres maxakali sobre os rituais e o cotidiano da Aldeia Verde. Foi professora do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, em 2016, 2017 e 2019. Atualmente, é estudante de graduação do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

🏹 Douglas Krenak:
Liderança indígena Krenak e Coordenador Regional da FUNAI em Minas Gerais e Espírito Santo.

🏹 Joelma Nascimento nasceu em Itambacuri – MG, é Historiadora desde 2006, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP e Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.

🏹 Maria Neide Barbosa dos Santos: Povo Indígena Aranã.
É professora aposentada, possui curso de graduação de Professores Indígenas, FIEI, UFMG .
Teve grande importância no início da caminhada do Povo Aranã até o reconhecimento em 2003.

🏹 Geovani Krenak:
Vereador pelo municipio de Resplendor, tem 35 anos e é formado em design gráfico pela Universidade Vale do Rio Doce, de Governador Valadares. Sempre exerceu papel importante na defesa dos direitos do Povo Krenak, participando de eventos nas principais capitais brasileiras e no exterior.
Print Friendly, PDF & Email