21/09/2023
A Prefeitura de Itambacuri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará o Seminário “Povos Indígenas, Povos Fundadores”, dia 23 de setembro, às 08 horas, na Casa da Cultura.
Temos a honra de receber representantes da FUNAI e dos povos indígenas Krenak, Maxakali, Mukuriñ e Aranã, além da Indigenista Sra. Geralda Soares.
Um momento imprescindível de reflexão sobre democracia efetiva para os povos indígenas, respeito às suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais.
O Seminário faz parte da 17ª Primavera de Museus, realizada através do Governo Federal, Ministério da Cultura, IBRAM e Sistema de Museus, em parceria com o Governo de Minas e seus municípios. Contamos com sua presença, neste momento tão importante para Itambacuri!
🏹 Danielle Brasileiro:
Agente em Indigenismo Servidora da FUNAI. Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal. Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2008).
Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Étnicas-Raciais, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Especialização em Educação Permanente na Gestão Regionalizada do Sistema Único de Saúde- SUS, pelo convênio Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, 2014, onde focou a implantação de um Curso de Antropologia da Saúde para os servidores da Saúde Indígena no Vale do Javari. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (2003).
🏹 Geralda Soares:
1969 a 1972: Graduação em Pedagogia – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas.
1968: Extensão universitária em Antropologia Filosófica – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas.
1974: Curso Especial de Treinamento Projeto Rondon.
1981: Curso de Introdução à linguística aplicada – Conselho Indigenista Missionário.
1988 – Direito Indigenista – Universidade de São Paulo.
2011/2012: Especialização em Gestão de Políticas Públicas – ênfase Relações Étnicas – UFOP.
🏹 Sueli Maxakali:
É uma lider dos Tikmũ’ũn, é cineasta, professora e fotógrafa. Co-dirigiu os filmes Quando os yãmiy vêm dançar conosco (2011); Yãmiyhex: as mulheres-espírito (2019) e Nũhũ yãgmũ yõg hãm: essa terra é nossa! (2020). Publicou o livro de fotografias Koxuk Xop Imagem (Beco do Azougue Editorial, 2009), com fotografias das mulheres maxakali sobre os rituais e o cotidiano da Aldeia Verde. Foi professora do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, em 2016, 2017 e 2019. Atualmente, é estudante de graduação do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
🏹 Joelma Nascimento nasceu em Itambacuri – MG, é Historiadora desde 2006, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP e Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG.
🏹 Maria Neide Barbosa dos Santos: Povo Indígena Aranã.
É professora aposentada, possui curso de graduação de Professores Indígenas, FIEI, UFMG .
Teve grande importância no início da caminhada do Povo Aranã até o reconhecimento em 2003.