12/03/2021
Povo Cigano Povo Invisível foi produzido em 2018 e terá veiculado neste fim de semana
O documentário Povo Cigano Povo Invisível, produzido pelo Ministério Público Federal (MPF), irá ganhar espaço na televisão brasileira. Neste fim de semana (13 e 14) a TV Câmara irá transmitir a obra, feita em formato de grande reportagem sobre o dia a dia dos ciganos no Brasil, sua realidade e as dificuldades enfrentadas por eles no propósito de manter viva sua rica cultura. Com 20 minutos de duração, o documentário foi produzido pelo MPF em 2018 para celebrar o Dia Nacional do Cigano, comemorado em 24 de maio.
No filme, o MPF exibe relatos de preconceito, como o do cigano Pedro Cabral, que mora em um acampamento que já foi invadido por autoridades policiais; e de histórias de sucesso, como a da cigana Paula Soria, que chegou a ser retirada à força de sua família quando criança, mas que hoje é doutora e estudante da sua cultura. A narrativa é embalada pelo som das músicas ciganas e por imagens da desenvoltura desse povo para o comércio, suas roupas coloridas e a alegria das suas comemorações.
Rodado em Brasília, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o documentário é uma homenagem às distintas realidades ciganas, além de uma oportunidade para os olhos curiosos de quem busca conhecer mais sobre esse interessante povo que habita o Brasil desde 1574. Vale lembrar, ainda, que a TV Câmara irá exibir o filme em três horários: no sábado, às 22h; e no domingo, às 11h e 18h30. O filme também está disponível no canal do MPF no Youtube. No MPF, a temática dos povos ciganos é tratada pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR).
Serviço
Documentário Povo Cigano Povo Invisível
Exibição pela TV Câmara
Sábado (13) às 22h
Domingo (14) às 11h e 18h30
Descubra o canal da TV Câmara em sua cidade
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf