O economista e ex-banqueiro Eduardo Moreira anunciou neste última sábado 16 de Maio a fundação do Finapop, um banco onde os investidores terão a certeza de que seu dinheiro está sendo empregado em iniciativas do bem, como o apoio à agricultura familiar e empreendimentos sustentáveis.
A iniciativa tem como inspiração o Triodos Bank, um banco que surgiu na Catalúnia com a missão de ser um banco ético e sustentável e de fazer o “dinheiro trabalhar” para mudanças sociais, culturais e ambientais positivas. O banco só investe em empresas sustentáveis e não usa capital especulativo, apenas dinheiro de verdade aportado por seus correntistas e investidores.
No Brasil, a iniciativa está registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a primeira operação registrada garantirá aos seus investidores um retorno pré-fixado de 5.5% ao ano livre de IR, o que chega muito próximo ao rendimento do Tesouro Direto pré-fixado com vencimento em 6 anos. Nesta operação inaugural, o FINAPOP emitiu um CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio no valor de R$ 1 milhão para financiar a expansão do parque industrial da COOPAN que é a maior produtora de arroz orgânico da América Latina e é um empreendimento 100% gerido por assentados do MST.
No anúncio feito através de uma teleconferência, Eduardo se mostra estar muito emocionado com a iniciativa que poderá causar uma verdadeira revolução fundiária e econômica no país com a abertura de um banco onde a população brasileira poderá investir como investe na poupança, CDB ou Letras do Crédito Agrícola com acesso ao fundo garantidor até o valor de R$ 250 mil reais e sabendo que este recurso além de trazer retorno financeiro, estará sendo catalizador de grandes mudanças em nosso país.
Na “live” estiveram presentes João Pedro Stédile e Salete Carollo, da direção nacional do Movimento dos Sem Terra (MST) e Emerson Giacomelli, coordenador do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST.
Assista o vídeo na íntegra abaixo: