04/10/2024
Indígenas formam o menor grupo entre as autodeclarações de cor e raça; em BH, proporção é ainda menor
Indígena na aldeia Xucuru-Kariri, em Brumadinho
Os eleitores indígenas representam a menor proporção entre as autodeclarações de cor e raça em Minas Gerais e Belo Horizonte, segundo dados do Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há comunidades indígenas na área de abrangência de 21 cidades, sob a jurisdição de 19 zonas eleitorais.
Em todo o Estado, são 4.191 eleitores indígenas, o que representa 0,28% do total de votantes. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), nem todas as comunidades têm seções eleitorais instaladas em seus territórios. No total, há 38 em aldeias indígenas, sendo duas em Bertópolis, duas em Santa Helena de Minas e uma em Ladainha, na região Vale do Mucuri, 31 em São João das Missões, no Norte de Minas, e duas em Ferros, na região central.
Nesses locais, cabe à zona eleitoral responsável organizar a montagem das seções eleitorais e treinar os mesários. Nas aldeias onde não há seção eleitoral, a zona eleitoral responsável organiza o transporte gratuito dos eleitores até o local de votação mais próximo.
Em Belo Horizonte, a proporção é ainda menor, atingindo apenas 0,14%, o que equivale a 174 indígenas.
Quer conhecer todos os políticos que concorreram ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024. Em nossa página especial, vamos mostrar os números dos candidatos e suas propostas de campanha, além de dados especiais.
O Tempo terá uma plataforma especial de apuração dos resultados das Eleições 2024. Assim que a contagem dos votos tiver início, às 17h do domingo, 6 de outubro, iremos lhe avisar sobre como está a apuração em sua cidade. Saiba como habilitar as notificações clicando aqui.