Emergência indígena

10/12/2023

Fonte:https://www.instagram.com/p/C0sIg11xWro/

Policiais militares foram solicitados para fazerem a segurança do evento beneficente na aldeia Tenda no município de São João das Missões que resultou na morte de um jovem indígena de 25 anos. De acordo relatos de quem estava no local, a truculência se iniciou por volta das 23 horas do dia nove (9), quando mulheres questionaram a abordagem ilegal da PM com indígenas, a polícia militar utilizou do spray de pimenta que atingiram mulheres, gestantes e crianças, causando assim a indignação das pessoas que estavam no evento. Foi relatado que no primeiro momento a PM usou bala de borracha na tentativa de dispersão, mas ainda de acordo as pessoas que estavam presente no momento da ação, os polícias militar atiraram com arma de fogo no jovem indígena Xakriabá que estava desarmado, Alisson Lacerda Abreu levou um tiro no peito e morreu na hora.

O assassinato do jovem Xakriabá gerou revolta da população que reagiu imediatamente depredando a viatura da polícia militar.

Os moradores da aldeia Tenda, relatam que na madrugada do dia dez (10) cerca de oito viaturas da polícia militar adentraram o território Xakriabá de forma ilegal, violenta e sem consultar às lideranças da aldeia, ainda de acordo as testemunhas, a PM invadiu casas e intimidaram os moradores. Testemunhas que tiveram sua casa revirada pelos PM, afirmam que quatro menores não indígenas foram agredidos, e sete jovens Xakriabá foram torturados, detidos e levados para 30o Batalhão da polícia militar de Januária-MG.
Moradores ainda relataram que historicamente a PM age com truculência e abuso de poder contra os indígenas da aldeia Tenda.

Print Friendly, PDF & Email