Nesta quinta-feira (23) começa, em Belo Horizonte, o 27º forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico. O evento, com sessões gratuitas, mais uma vez pretende democratizar o acesso a filmes que não tiveram espaço nas salas de cinema tradicionais e realizar um circuito de debates.
As sessões acontecem, presencialmente, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e há também uma programação disponível online. O festival vai até o dia 3 de dezembro.
O fórum de debates conta com mesas, seminários e sessões comentadas, com a participação de realizadores, pesquisadores, críticos de cinema do Brasil e de outros países.
Neste ano, o evento abre espaço para a mostra “Experimentações feministas – cinema, vídeo e democracia no Brasil (1970-1994)”, que exibe e discute documentários realizados por mulheres durante o fim da ditadura militar e a redemocratização do Brasil.
Outros destaques são a Mostra Contemporânea Brasileira, um espaço dedicado a obras finalizadas nos últimos dois anos, selecionadas por uma comissão a partir de inscrição prévia, e a mostra-seminário “A Câmera é a Flecha, a Câmera é a Cesta”, que pauta os cinemas indígenas.
Serviço
O que: 27º forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico
Quando: 23 de novembro a 3 de dezembro
Onde: Cine Humberto Mauro, Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte
Evento gratuito. A programação completa, as inscrições para o fórum de debates e os textos do catálogo estão disponíveis aqui.
Edição: Elis Almeida