Exposição de acervo indígena ‘Em Kapinawá tem’ é realizada em Buíque

03/09/2015

Evento integra encontro de museologia para povos indígenas em Pernambuco.

Mostra retrata processo de resistência dos saberes e tradições dos índios.

Mostagem da Exposição Kapinawá, em Buíque (Foto: Rafael Martins/ Divulgação)
Equipe durante montagem da exposição ‘Kapinawá’, em Buíque (Foto: Rafael Martins/ Divulgação)

A exposição "Em Tapinawá tem" será realizada durante esta quinta-feira (23) em Buíque, no Agreste pernambucano. O evento integra o I Encontro de Formação em Museologia para Povos Indígenas em Pernambuco e deve acontecer no território indígena Kapinawá, dentro do Espaço Sagrado Ajucá.

A curadoria é assinada pela antropóloga Lara Erendira Andrade e pelo indígena José Ronaldo França. Já a expografia é de responsabilidade do designer Ticiano Arraes.

A mostra reúne um material, organizado de 2013 até junho deste ano, produzido em um projeto de formação com mais de 100 educadores indígenas. Fotografias, vídeos, CDs, dissertações, artigos, recortes de jornal e parte do acervo digitalizado do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) – relacionados a esta etnia e datados do início de 1980 – vão estar expostos no museu indígena da comunidade.

 

O material retrata o processo de resistência dos saberes e tradições do povo indígena, além de garantir autonomia na preservação do acervo e na educação das crianças e jovens.

 

O projeto foi apoiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Print Friendly, PDF & Email