10/04/2012
Será inaugurado, nesta terça-feira (10), no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, o evento Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias, sob curadoria de José Carlos Levinho, Diretor do Museu do Índio – unidade da Funai no Rio de Janeiro -, em parceria com o governo do Distrito Federal. No local, serão apresentadas exposições sobre 55 etnias, incluindo as que integram o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Museu do Índio – Progdoc.
As mostras, que poderão ser vistas em diversos espaços do Memorial, vão exibir o universo indígena do Brasil e sua produção artística e cultural, além de ampla coletânea de registros audiovisuais. Os saberes e rituais das 55 etnias serão apresentados de forma lúdica, por meio de objetos, textos, fotos, vídeos, músicas e falas. Uma das curiosidades que o público poderá conferir é um corredor sonoro com 14 monitores portáteis e interatividade para escuta de 18 sonoridades – falas e cantos – indígenas.
Entre os grupos que se apresentarão no evento, terão destaque os Tikmũ’ũn – também conhecidos como Maxakali (MG) – pela resistência e vitalidade com que preservam seus saberes musicais e sua linguagem.
Na ocasião, será lançado, ainda, o Programa Indio&Arte, do Museu do Índio/Funai, com a abertura de uma exposição de vendas no Espaço Galeria do Memorial dos Povos Indígenas. Ali, o público vai encontrar diversas peças como cerâmicas, cestarias, adornos e grafismos.
Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas – Progdoc
O Museu do Índio (RJ) coordena, desde 2009, um esforço nacional de registro e documentação para proteger, reforçar e revitalizar as muitas línguas e culturas indígenas existentes no território brasileiro. O trabalho é divido em quatro áreas de atuação – Prodoclin, Prodocult, Prodocerv e Prodoc Som – e desenvolvido em conjunto com o Instituto Max Planck, da Holanda, e várias universidades e centros de pesquisa do país, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e da Unesco.
Programa Índio&Arte
Índio&Arte é um programa de salvaguarda do patrimônio cultural indígena voltado para a preservação da cultura material dessa população. Suas ações objetivam fomentar a documentação e o registro dessa produção em projetos caracterizados pela aliança entre documentação, protagonismo indígena e comércio justo.
Evento: Mundo em Movimento – Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias
Curadoria : José Carlos Levinho (Diretor do Museu do Índio do Rio de Janeiro)
Inauguração: 10 de abril de 2012
Visitação: a partir de 11 de abril de 2012
De terça a sexta-feira, das 9 às 18horas
Memorial dos Povos Indígenas – Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti – Brasília/DF
sábados, domingos e feriados, das 10 às 18horas. Telefones: (61) 3342-1157 / 3344-1154 /
3342-1156
Entrada franca