Histórias e Culturas Indígenas Minicurso‏

25/02/2013

Histórias e Culturas Indígenas
Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645)   
 
Prof. Carlos José F. Santos
São Paulo dias 16 e 23/03/2013 
Minicurso: Histórias e Culturas Indígenas: Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645). 

Objetivo Geral:
 Estudar, conhecer e refletir acerca de dimensões das Histórias, Saberes e Culturas Indígenas brasileiras, tendo como recorte territorial mais específico a cidade de São Paulo e sua região metropolitana. A ideia é incentivar estudos e pesquisas sobre os povos tradicionais, constituindo relações com o ensino através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e com a aplicação da Lei 11.645/2008 – que “estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Objetivos Específicos:
 
– possibilitar uma compreensão inicial acerca de formas de abordagens e conceitos relativos às Histórias, Culturas e Saberes Indígenas;
– potencializar a aplicação da Lei 11.645/2008;
– discutir aspectos conceituais dos PCNs; refletir acerca das semelhanças e diferenças entre Ensino Indígena e Ensino das Histórias, Culturas e Saberes Indígenas;
– incentivar a pesquisa e o estudo da temática indígena na área de história, ensino, memória, identidade, oralidade, territorialidade, religião/religiosidade e cultura.

Metodologia:
 É um curso de natureza histórico sociocultural relacionando aos saberes tradicionais, pesquisa, ensino da história e cultura dos povos indígenas brasileiros, destacando sua diversidade étnica e possibilidades de abordagens e tendo como base a região metropolitana da cidade de São Paulo. As aulas serão conceituais, expositivas e dialogadas, contando e com a participação dos inscritos e utilização de material audiovisual no sentido da percepção de diferentes fontes para o estudo dos povos indígenas, tais como: textos, dados estatísticos, fotografias, plantas, gravuras, vídeos, pinturas, depoimentos, músicas/cantos, linguagens, danças, rituais, vestimentas, comidas, bebidas, artefatos, formas de relação com a natureza e outras culturas.

Participantes: 
O curso é aberto para todas as pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar história e cultura indígena, não existindo exigências quanto ao grau de graduação. Os únicos requisitos são: interesse na temática em estudo e na troca de saberes.

Data/Horário:
 
– 16/03/2013 (sábado – tarde) – das 13h até 16h30 no SINPRO-Guarulhos.
– 23/03/2013 (sábado – manhã) – das 09h até 12h no SINPRO-Guarulhos.
– 23/03/2013 (sábado – tarde) – das 14h até 16h30 Estudo de Campo no Centro Antigo da Cidade de São Paulo, incluindo o “Páteo do Colégio” (veja roteiro No programa e Módulos do Curso na sequência).

Local da parte Teórica/Conceitual do Curso: 
SINPRO-Guarulhos (Sindicato dos Professores de Guarulhos) – Rua Maria Lucinda, 53 – (11) 2472-7098 – Próximo a UNG – Centro de Guarulhos – (veja no final desta mensagem, após a ficha de inscrição, como chegar).

Inscrições: Somente por E-Mail: 
carlos.josee@uol.com.br , através do envio da Ficha de Inscrição que segue anexa e na sequência desta mensagem.

Informações: 
Tel: (73) 9194-0989; (11) 8126-6186; e/ou pelo Facebook: Libertad Volant: http://www.facebook.com/profile.php?id=682753167&ref=tn_tnmn

Valor do Curso: 
– 100,00 reais (Professores/Estudantes); 
– 120,00 reais (Público em Geral).
 
Formas de Pagamento: maneira como será o pagamento é assinalada na Ficha de Inscrição que segue anexa e na sequencia desta mensagem. Não é preciso pagar com antecedência. O valor poderá ser pago das seguintes maneiras:
 Pagamento a vista no primeiro dia do curso: 16/03/2013 (dinheiro ou cheque)
 Pagamento pré-datado: até o dia 05/04/2013 (cheque ou depósito)
 Parcelado em duas vezes: 16/03/2013 e 05/04/2013 (dinheiro, cheque ou depósito)
 
No valor do Curso estão Inclusos:
– CD contendo fotografias, plantas, gravuras, pinturas, textos, dados estatísticos, documentos históricos, textos, bibliografia, músicas/cantos, depoimentos e vídeos sobre Histórias e Culturas Indígenas;
– Certificado fornecido pelo SINPRO-Guarulhos e assinado pela pelo Prof. Dr. Carlos José F. Santos. Carga Total 30h/a envolvendo as aulas teóricas/conceituais, estudo de campo, estudos e pesquisas resultantes.

Sobre o Minicurso – Objetivos Didáticos, Pedagógicos e Conceituais:
 
A presente proposta resulta da minha experiência acadêmica e sociocultural como historiador e professor universitário daUniversidade Estadual de Santa Cruz UESC/Ilhéus/BA e demais instituições onde lecionei (UNESP-Marília, UEL, UNIFMU, FIG, FAM, UNIABC, Unicastelo e Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo). Esta trajetória conduziu meus caminhos na direção de, cada vez mais, lecionar, orientar e pesquisar conteúdos vinculados, direta e/ou indiretamente, às histórias, culturas e saberes indígenas na área de ensino e pesquisa, algo também presente em minhas publicações (veja tópico na sequência “Sobre o Organizador/Professor do Minicurso”). Este percurso resultou também da minha atuação como Coordenador do Projeto de História intitulado Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UESC), junto à Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença-EEITO (com 15 bolsistas estudantes de história e dois professores indígenas da EEITO), organização do Seminário Internacional de História Indígena – Índio Caboclo MarcelinoHistória, Cultura e Luta dos Povos Indígenas no Brasil e América Latina, realizado junto a UESC e comunidade Tupinambá/Olivença/BA. 
Entretanto, o curso também procede da minha ancestralidade indígena e trajetória como ex-morador da cidade de São Paulo (também terra de índios), participante de movimentos por moradia, reconhecimento cultural, indentitário e, atualmente, como morador de Olivença/Ilhéu/BA – onde vivo junto com o povo Tupinambá que luta pela demarcação de suas terras ancestrais.
 
PROGRAMA E MÓDULOS DO MINICURSO:
Histórias e Culturas Indígenas: Saberes, Abordagens, Pesquisas e Possibilidades de Ensino (Lei 11.645)
 
APRESENTAÇÃO
– A importância do estudo sobre as Histórias, Culturas e Saberes Indígenas
 
MÓDULO I
Conceitos Iniciais e a palavra índio / e com a palavra o Índio
– História como um conhecimento construído
– Cultura e suas variações
– Espaço, território e lugar
– Etnia, Religião/Religiosidade, Rituais
– História, Memória e Oralidade
 
MÓDULO II
De Terra de Índios à “Invenção” do Brasil: o caso de São Paulo
– Presença Indenitária Indígena
– O “Achamento do Brasil”: “paraíso” e/ou “inferno”
– Aldeias e Aldeamentos: imposições, resistências e/ou reelaboração – “demônios e querubins”
– Índios e as teorias raciais
– São Paulo também é terra de índio
 
MÓDULO III
Os Povos Indígenas, suas Lutas e Relações com Estado Brasileiro
– Império e República: entre o extermínio, afastamento e tutela sobre os índios
– Diferentes formas de reelaborar as existências indígenas
–  Os “ressurgimentos” e Resistências indígenas
 
MÓDULO IV
Encontros, Desencontros e Estranhamento: quem é índio?
– O que significa ser índio no Brasil?
– Índio ou Povos Indígenas?
– Educação Escola Indígena e Ensino das Histórias/Culturas Indígenas
– Lei 11.645/2008: a “Lei tarda mais não”?
 
ESTUDO DE CAMPO:
Vestígios Indígenas
Roteiro:
– Páteo do Colégio – Museu e Marquete da cidade colonial (dois reais e cinquenta centavos a entrada- estudantes e professores);
– Região da Antiga Catederal;
– Catedral e Praça da Sé;
– Igreja de São Gonçalo;
– Igreja dos Enforcados e Praça da Liberdade;
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