Data: 20 a 24 de julho de 2015
Local: Espaço Sagrado Anjucá, Território Indígena Kapinawá (Buíque/PE)
Realização: Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil (Núcleo Pernambuco)
Apoio: Núcleo e Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/Universidade Federal de Pernambuco (NEPE-UFPE), Museu do Homem do Nordeste/Fundação Joaquim Nabuco (MUHNE-FUNDAJ), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Museu do Índio/FUNAI-RJ
O I Encontro de Formação em Museologia para Povos Indígenas em Pernambuco é a continuidade do processo de articulação de núcleos locais e estaduais da Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil e de capacitação de representantes de povos e comunidades indígenas para a autogestão dos processos museológicos em seus territórios.
Nos últimos anos, atividades realizadas em vários estados brasileiros proporcionaram a aproximação de representantes de iniciativas de memória, patrimônio cultural e museologia entre populações indígenas, possibilitando a constituição de redes de trocas de informações e contatos.
Estes encontros locais, regionais e nacionais, propiciaram que lideranças de movimentos indígenas e representantes destas iniciativas passassem a interagir e se organizar em uma rede, que se constitui à nível nacional.
I Encontro de Formação em Museologia para Povos Indígenas em Pernambuco foi organizado para fortalecer a continuidade das trocas de experiências, dos processos formativos e da organização da Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil.
Além de promover a reunião de gestores e lideranças indígenas, militantes indigenistas, representantes de instituições públicas de educação e cultura, estudantes e pesquisadores, haverá a inauguração do Museu Kapinawá, com a abertura da exposição Em Kapinawá tem…
PROGRAMAÇÃO
Dia 20 de julho, segunda-feira
Tarde e Noite: Chegada e acolhida dos participantes no local do encontro.
Dia 21 de julho, terça-feira
MANHÃ
8h
Palavras de abertura
Robério Francisco – Cacique do povo Kapinawá
Sarapó Pankararu – Coordenador-Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME)
Representante da Comissão dos Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE)
Suzenalson Santos – Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil
Ronaldo Siqueira – Comissão dos Jovens Indígenas de Pernambuco (COJIPE)
Representante da FUNAI
João Paulo Vieira – Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)
Henrique Vasconcelos Cruz – Museu do Homem do Nordeste/Fundação Joaquim Nabuco (MUHNE/FUNDAJ)
Alexandre Gomes – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE-UFPE)
Caciques e pajés presentes
9h
Ritualística de abertura do encontro
9:30h
Intervalo
10h
Palestra de abertura
Museologia e gestão museológica: os desafios da formação entre povos indígenas
Mediação: Ronaldo Siqueira (Museu Kapinawá)
Ministrante: Profa. Marília Xavier Cury (Museu de Arqueologia e Etnologia e Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia/USP)
Debatedor: João Venança (Cacique do povo Tremembé/CE e idealizador do Museu do Homem Tremembé)
12h
Almoço
TARDE
14h
Mesa de formação 1
Museologia, Educação e Museus Indígenas: quais os diálogos possíveis?
Mediação: Alexandre Gomes (UFPE)
Participantes:
Henrique Vasconcelos Cruz (Museu do Homem do Nordeste/FUNDAJ)
Suzenalson Santos (Museu dos Kanindé/CE)
Davi Felisberto dos Santos (Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque/AP)
Representante do Museu-Escola Pankararu
15:30h
Intervalo
16h
Oficina de formação – Introdução
Inventário Participativo
Ministrante: João Paulo Vieira (IBRAM)
17:30h
Encerramento
19h
Noite Cultural
Toré
Dia 22 de julho, quarta-feira
MANHÃ
8h
Ritualística de abertura das atividades
8:30h
Oficina de formação (2º- parte)
Inventário Participativo
Ministrante: João Paulo Vieira (IBRAM)
10h
Intervalo
10:30h
Oficina de formação (3º- parte)
Inventário Participativo
Ministrante: João Paulo Vieira (IBRAM)
12:30h
Almoço
TARDE
14h
Mesa de formação 2
Os museus, a educação diferenciada e o movimento indígena
Mediação: Suzenalson Santos (Museu dos Kanindé/CE)
Participantes:
Sarapó Pankararu (coordenador-Executivo da APOINME e gestor da Casa de Memória do Tronco Velho Pankararu/PE)
Ronaldo Siqueira (Museu Kapinawá)
João Venança (idealizador do Museu do Homem Tremembé/CE)
Lucilene de Melo (povo Kaingang e articuladora do Núcleo SP da Rede Indígena de Memória e Museologia Social)
15:30h
Intervalo
16h
Mesa de formação 3
Coleções etnográficas e museus indígenas entre a educação diferenciada e as mobilizações étnicas
Mediação: Marília Xavier Cury (MAE/USP)
Participantes:
Heraldo Alves Preá (Museu Indígena Jenipapo-Kanindé/CE)
Renato Athias (Coorendador do NEPE/UFPE)
Cristiane Santos Karipuna (Museu Raízes/Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos/RJ)
Wilke Melo (antropólogo)
19h
Noite Cultural
Apresentação de vídeos sobre museus indígenas e experiências de memória e patrimônio cultural entre populações indígenas no Brasil
Dia 23 de julho, quinta-feira
MANHÃ
9h
Reunião de articulação da Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil
Mediação: Suzenalson Santos (representante dos museus indígenas no Conselho Gestor do Programa Pontos de Memória/IBRAM e articulador do Núcleo CE) e Ronaldo Siqueira (Museu Kapinawá e articulador do Núcleo PE).
Participantes: lideranças e organizações indígenas, pesquisadores, entidades indigenistas e representantes institucionais (FUNDAJ/MUHNE, IBRAM e UFPE).
Pauta: Processo de criação e articulação da Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil – Núcleos locais, estaduais e regionais.
10:30h
Intervalo
11h
Avaliação do encontro e encaminhamentos
TARDE
14h
Palestra de encerramento
Memórias e história indígena no Nordeste do Brasil
Ministrante: José Augusto Laranjeira Sampaio (UNEB e ANAÍ/BA)
Debatedor: Renato Athias (NEPE e PPGA/UFPE)
16h
Intervalo
16:30h
Abertura do Museu Kapinawá
Roda de conversa sobre o processo de organização do Museu Kapinawá
Mediação: Lara Erendira (NEPE/UFPE) e Ronaldo Siqueira (Museu Kapinawá)
Inauguração da exposição “Em Kapinawá tem…”
19h
Confraternização de encerramento
Samba de coco
Dia 24 de julho, sexta-feira
MANHÃ
7h
Café da manhã e retorno dos participantes