24/03/2015
No Sesc Palladium, em Belo Horizonte, de 22 a 26 de abril de 2015.
Filmes selecionados:
Awara nane putane – uma história do cipó (22 min, cor, Brasil, 2013)
Direção: Sérgio de Carvalho
Roteiro: Sérgio de Carvalho
Edição: Bruno Saucedo
Direção de Animação: Silvio Toledo, Valu Vasconcelos
Trilha Sonora e Mixagem: Duda Mello
Direção de Arte: Fred Marinho, Silvio Toledo
Pesquisa e Still: Talita Oliveira, Ney Ricardo
Vozes: Shaneihu Yawanawa, Tika Matxuru, Nãynawa, Alda Artidor (Dona Nega) Yawanawa, Yuva Yawanawa Kapacuru Yawanawa
Story Board: Clementino Almeida
Produção: Karla Martins, Sérgio de Carvalho
Produção Indigena: Shaneihu Yawanawa, Vinnya Yawanawa, Vadé Yawanawa
Sinopse: Um curta-metragem em animação que conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca e da cultura dos Yawanawa, povo indígena do tronco Pano que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre.
Contato: crellier1@gmail.com
Carnavales andinos (5 min, cor, Chile, 2013)
Direção: Fernando Rivera Ramírez
Roteiro: Fernando Rivera Ramírez
Fotografias: Rodrigo Villalón Ardisoni
Edição: Fernando Rivera Ramírez, Sebastian Miño Zapata
Produção: Fernando Rivera Ramírez
Sinopse: Documentário que mostra em fotografias o carnaval do Vale de Codpa, na região de Arica e Parinacota, Chile. Retrata a fervorosa participação das comunidades andinas em um festival repleto de cores, dança, sorrisos e que reúne as famílias da cultura Aymara.
Contato: riveraramirez@gmail.com
Conhecendo o desconhecido (20 min, cor, Brasil, 2014)
Direção: Pedro Henrique Cardoso
Roteiro: Alunos do curso de cinema Educando o Olhar
Fotografia: Gabriela Souza de Castro, Phellipe Henrique Pereira Gomes
Montagem: David Aguiar, Sabina Colares, alunos do curso Educando o Olhar
Som direto: Gustavo Pedrosa, José Paulo de Almeida Mota, Josheb–Bassehebeth Franklin de Freitas
Produção: Thays Soares da Silva, Virgílio Maciel
Empresa Produtora: Além Mar Filmes
Sinopse: Em breve visita à comunidade Tapeba nos deparamos com o desconhecido, o qual perpassa pela educação, cultura, crenças e sonhos de um povo, por vezes esquecido por nós. Resistência vermelha, iguais e ao mesmo tempo diferentes.
Contato: sabinacolares@yahoo.com.br
Flor brilhante e as cicatrizes da pedra (28 min, cor, Brasil, 2013)
Direção e Câmera: Jade Rainho
Edição: Bruno Carboni, Jade Rainho
Trilha Sonora: Meu Tekoha, Estela Ceregatti, Jade Rainho
Ilustração: Paola Alfamor
Pós-Produção de Áudio: Carolina Zingler
Produção: Flávia Helena, Fabi Fernandes, Jade Rainho
Sinopse: Flor Brilhante é a matriarca de uma família indígena de rezadores Guarani-Kaiowá que vive na reserva de Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Lá, cerceados de seu modo de viver originário, tentam sobreviver preservando conhecimentos e hábitos da cultura dos antigos, enquanto convivem com os efeitos e mazelas causados pelas explosões contínuas de uma usina de asfalto, que dinamita e explora uma pedra sagrada no território da aldeia há 40 anos.
Contato: jaderainho@gmail.com
Guarani, resiste! (10 min, cor, Brasil, 2014)
Direção: Leonardo Chagas, Patrick Torres, Pedro Biava
Sinopse: Os Guarani das 6 aldeias existentes na cidade de São Paulo ocuparam a Avenida Paulista, centro financeiro da capital. Eles exigem a assinatura do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que irá regularizar, de uma vez por todas, a demarcação de suas terras na cidade.
Contato: pedro.biava@usp.br
Iburi – trompete dos Ticuna (14 min, cor, Brasil, 2014)
Direção: Edson Matarezio
Sinopse: Este documentário registra o processo de construção e execução do trompete Iburi, dos índios Ticuna, instrumento que é tocado durante a Festa da Moça Nova, ritual de iniciação feminina dos Ticuna. A moça que menstruou pela primeira vez ficará reclusa até que seja aprontada sua Festa, ao final da qual ela sairá da reclusão. Atrás do local de reclusão ficarão os instrumentos que aconselharão a moça. Tais instrumentos não podem ser vistos por mulheres, crianças e principalmente pela moça que está sendo iniciada. Paralelamente à construção do Iburi, o filme mostra a história de To’oena, a “primeira moça nova” que, no tempo do mito, quebrou este tabu e pagou com a própria vida.
Contato: sociais@hotmail.com
Índio cidadão? (50 min, cor, Brasil, 2014)
Direção e Pesquisa: Rodrigo Siqueira
Roteiro: Rodrigo Siqueira e Sérgio Azevedo
Fotografia: André Carvalheira
Som: Alisson Machado
Produção Executiva: Isadora Stepanski
Produção: 7G Documenta, Machado Filmes
Coordenação de Produção: Rodrigo Siqueira
Produtoras Associadas: Argonautas, 400 Filmes, Base Audiovisual
Apoio de Produção: TV Câmara
Sinopse: A União das Nações Indígenas, em ato de desobediência civil contra a tutela do Estado, coordena movimento político de participação popular na Constituinte (1987/88). 25 anos depois, o Movimento Indígena ocupa o Plenário da Câmara dos Deputados e realiza a Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais, ameaçados pelo próprio Congresso Nacional. A Nação Kaiowa Guarani, alheia ao Direito e à Justiça, revela a narrativa testemunhal do genocídio indígena em marcha no Mato Grosso do Sul.
Contato: indiocidadao.doc@gmail.com
Índios Munduruku – tecendo a resistência (25 min, cor, Reino Unido/Brasil, 2014)
Direção: Nayana Fernandez
Câmera e Som: Nayana Fernandez
Edição: Nayana Fernandez, Jason Brooks
Edição de Som: Aquiles Pantaleão, Michal Kuligowski
Desenho de Som: Michal Kuligowski
Gráficos: Mariana Delellis
Imagens Adicionais: Índios Munduruku (aldeia Teles Pires), Emilio Días (aéreas), Alejo Sabugo (aldeia Restinga)
Produção: Sue Branford, Mauricio Torres, Nayana Fernandez
Sinopse: O governo brasileiro está planejando construir um grande número de barragens hidrelétricas nos rios da Amazônia, destruindo a biodiversidade e interrompendo o modo de vida de milhares de índios e populações locais. Agora que as obras da gigante barragem de Belo Monte, no rio Xingu, estão a todo vapor, o governo está avançando com o seu próximo grande projeto: uma série de barragens no rio Tapajós. Mas os mais de 12.000 índios Munduruku, temidos como guerreiros, vivem nessa região e estão se mobilizando.
Contato: naya@aktivix.org
Kanga ngugu – língua do peixe (11 min, cor, Mato Grosso do Sul, Brasil, 2012)
Direção: Awayunyc, Kamayura, Karuarawi Aweti, Samurai Kamayura, Tawana Kalapalo
Roteiro: Awayunyc, Kamayura, Karuarawi Aweti, Samurai Kamayura, Tawana Kalapalo
Fotografia: Awayunyc, Kamayura, Karuarawi Aweti, Tawana Kalapalo, Monai Kuikuro
Edição: Bernard Belisário
Som: Awayunyc, Kamayura, Karuarawi Aweti, Tawana Kalapalo, Monai Kuikuro
Direção de Arte: Tawana Kalapalo
Elenco: Samurai Kamayurá, Marrayury Jair Kuikuro
Produção: Takumã Kuikuro, Bernard Belisário
Sinopse: Taũgi e Yay tentam pescar juntos nos buritizais alagados do Alto Xingu. No meio das trapalhadas desses dois personagens, de etnias diferentes, é possível perceber vários traços da sociedade multilíngue altoxinguana.
Contato: takuma.progdoc@gmail.com
Karai ha’egui Kunhã Karai ‘ete – os verdadeiros líderes espirituais (67 min, cor, Brasil, 2014)
Direção: Alberto Alvares
Fotografia: Alberto Alvares
Imagens Adicionais: Guilherme Cury, Julia Bernstein, Marina França.
Montagem: Alberto Alvares, Guilherme Cury
Correção de Cor: Julia Bersntein, Guilherme Cury
Mixagem Áudio: Guilherme Cury
Tradução (guarani/português): Alberto Alvares
Trilha Sonora: Grupo Nuvens Azuis – Wanderley Moreira
Produção: Marina França e Guilherme Cury
Realização: Observatório da Educação Escolar Indígena – UFMG
Sinopse: Para nós, Guarani, são nossos avós que fortalecem a nossa sabedoria e a nossa memória desde antigamente até hoje. Por isso não esquecemos ainda o modo de se viver e guardamos o modo de ser Guarani. Só assim enxergamos o passado, vivemos o presente e olhamos adiante.
Contato: jenipapoproduções@gmail.com
Karioka (20 min, cor, Mato Grosso, Brasil, 2014)
Direção e Roteiro: Takumã KuiKuro
Fotografia: Takumã KuiKuro
Edição: Takumã KuiKuro
Finalização: Rafael Ruzene
Produção: Takumã KuiKuro
Realização: AIKAX e Museu do Índio – FUNAI
Sinopse: Takumã KuiKuro sai de sua aldeia localizada no Alto-Xingu, Mato Grosso, com sua mulher, Kisuagu Regina KuiKuro, e o filhos Kelly Kaitsu, Ahuseti Larissa e Mayupi Bernardo KuiKuro, para morar um período no Rio de Janeiro. O filme mostra Bernardo Mayupi KuiKuro, de 2 anos, descobrindo a praia e outros lugares da cidade grande. Eles fazem muitas coisas e tudo é novidade. Enquanto vivem essa experiência, a parte da família que fica na aldeia tem medo, já que as notícias do Rio de Janeiro nem sempre são boas, o que causa preocupação e inquietude. Um retrato dos contrastes brasileiros entre o imaginário da tribo e a realidade de uma metrópole.
Contato: takuma.progdoc@gmail.com
Katary – levántate (18 min, cor, Venezuela, 2014)
Direção: Awki Esteban Lema
Assistente de Direção: Diego Ramírez
Montagem: Awki Esteban Lema
Produção: Escuela de Medios Audiovisuales (EMA) da Universidad de Los Andes
Sinopse: Anedotas e histórias contadas pelos avós de Esteban estão guardadas em sua memória. E também uma lembrança específica de quando era criança, que sempre gerou questionamentos. Aos poucos, ele cresceu e encontrou respostas, e, com elas, um sentido de pertencimento cultural e ancestral, o qual sentiu a necessidade de conhecer e reafirmar.
Contato: lemaxxxxxx@gmail.com
Me’ôk – nossa pintura (24 min, cor, Brasil, 2014)
Direção: Fábio Nascimento, Thiago Oliveira
Assistentes de Direção: Axuapé Kayapó, Bepunu Kayapó, Pawire Kayapó
Finalização de Som: Henrique Ligeiro
Roteiro: Axuapé Kayapó, Bepunu Kayapó, Fábio Nascimento, Pawire Kayapó, Thiago Oliveira
Fotografia: Fábio Nascimento
Montagem: Fábio Nascimento, Thiago Oliveira
Elenco: Burybury e sua filha, Ekrã, Kaikware, Kokoranti, Nhange, Nhàk-ê, Nhankrati, Ngreimoro, Ruth, Vavá
Designer: Brenner Guerra
Tradução Mebengôkre/Português: André Demarchi, Axuapé Kayapó, Bepunu Kayapó, Thiago Oliveira
Direção de Produção: Thiago Oliveira
Realização: Museu do Índio / FUNAI, Kukradjá Nypênh: Guardando a cultura Mebengôkre Kayapó, Prodocult
Sinopse: A pintura que fabrica a cultura. Os índios Mebêngôkre-Kayapó, do sul do Pará, desvendam o universo cotidiano desta fabricação, aprendida em tempos mitológicos e transmitida de geração em geração. A continuidade desta tradição, em um mundo em constante transformação, faz com que as mulheres Mebêngôkre-Kayapó, detentoras deste conhecimento, reflitam sobre as diferenças entre índios e brancos.
Contato: thiago.lc.oliveira@gmail.com, contact@fabio-nascimento.com
O homem que matou Deus (15 min, cor/pb, Brasil/França, 2013)
Direção: Noé Vitoux
Roteiro: Noé Vitoux
Fotografia: Noé Vitoux
Edição: Noé Vitoux
Direção de Arte: Noé Vitoux
Trilha Sonora: Hadrien Federiconi
Som Direto: Noé Vitoux
Efeitos Especiais: Noé Vitoux
Produção: Noé Vitoux
Sinopse: Wem Tom, um jovem indígena de uma aldeia amazônica, percebe que não sobrou caça na floresta e decide sair para caçar homens brancos.
Contato: nocebo.ak@gmail.com
O mestre e o Divino (85 min, cor, Brasil, 2013)
Direção: Tiago Campos
Fotografia: Ernesto de Carvalho
Som direto: Nicolas Hallet
Montagem: Amandine Goisbault
Produção Executiva: Vincent Carelli
Direção de produção: Amandine Goisbault
Assistente de Produção: Olívia Sabino
Edição de Som: Amandine Goisbault
Trilha Musical: Johann Brehmer
Mixagem: Gera Vieira, Junior Evangelista
Supervisão de Mixagem: Nicolas Hallet
Elenco: Adalbert Heide, Divino Tserewahu
Produção: Vídeo nas Aldeias
Sinopse: Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão, que, logo após o contato com os índios, em 1957, começa a filmar com sua câmera Super-8, e Divino Tserewahú, jovem cineasta Xavante, que produz filmes para a televisão e festivais de cinema desde os anos 90. Entre cumplicidade, competição, ironia e emoção, eles dão vida a seus registros históricos, revelando bastidores bem peculiares da catequização indígena no Brasil.
Contato: titorres@gmail.com, olinda@videonasaldeias.org.br
Paisaje y memoria – la geografía simbólica de los Yumanos de Baja California (28 min, cor, México, 2014)
Coordenação: Everardo Garduño
Assistente de Coordenação: Vanessa Ruiz Ortega
Pesquisa: Everardo Garduño, Vanessa Ruiz Ortega
Produção: Polen audiovisual (Adriana Trujillo, José Inerzia)
Sinopse: Os grupos Pa Ipai, Kiliwa e Cucapá têm elaborado diferentes narrativas em torno aos elementos geográficos de seu território no norte da Baixa Califórnia, no México. Aqui se realiza um passeio por este remoto e árido deserto, onde abundam rochas, pequenos riachos e montanhas. Guiados pelos informantes de cada um dos grupos citados acima, nos inteiramos que algumas dessas pedras não são pedras, mas feiticeiros malvados ou responsáveis que cuidam dos caminhos; que os córregos abrigam monstros; e algumas montanhas são, na verdade, corpos de baleias ou homens mutilados. Paisagem e Memória é um documentário sobre a apropriação simbólica de um território despojado, alterado e em risco iminente. Um território que é parte integrante da identidade dos grupos Yumanos da Baixa Califórnia.
Contato: jean.ruiz@uabc.edu.mx
Tava – a casa de pedra (78 min, cor, Brasil, 2012)
Direção: Ariel Ortega, Ernesto de Carvalho, Patrícia Ferreira, Vincent Carelli
Fotografia e Som: Ariel Ortega, Ernesto de Carvalho, Patrícia Ferreira, Vincent Carelli
Montagem: Tatiana Almeida, Vincent Carelli
Produção: Vídeo nas Aldeias
Sinopse: Interpretação mítico-religiosa dos Mbya-Guarani sobre as reduções jesuíticas do século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina.
Contato: olinda@videonasaldeias.org.br
Uma casa, uma vida (24 min, cor, Brasil, 2013)
Direção: Jovens Xavante em parceria com o coletivo Raiz das Imagens
Imagens: Abeldo Wirâwé, Cana Tserezawipe, Eligiano Tsa’amri, Piedade Rênêwê, Pablo Wanhoiuôiwari, Romário TsereiIoiri, Jorge Pemrã
Roteiro: Alexandre Lemos, Edu Yatri Ioschipe, Rodrigo Soares
Fotografia: Edu Yatri Ioschipe
Edição: Rodrigo Soares
Trilha sonora: Alexandre Lemos, Rodrigo Soares, Canto Tradicional Xavante (comunidade Aldeia Belém)
Realização: Raiz das Imagens, Alexandre Lemos
Sinopse: Filme realizado pelos jovens Xavante em parceria com o coletivo Raiz das Imagens a partir das oficinas realizadas nas aldeias Santa Cruz e Belem durante o projeto Tiba´uwe nos meses de agosto e setembro de 2013.
O video tem como finalidade mostrar a importância da casa tradicional dentro da cultura indígena, informar sobre os riscos do programa Minha Casa Minha Vida, propondo uma alternativa sustentável que respeita a cultura destas comunidades.
Contato: raizdasimagens@gmail.com
Urihi haromatipë – curadores da terra-floresta (60 min, cor, Brasil, 2014)
Direção: Morzaniel Iramari
Fotografia: Morzaniel Iramari
Montagem: Pedro Portella, Julia Bernstein, Morzaniel Iramari
Som: Morzaniel Iramari
Produção: Pedro Portella
Sinopse: Os trovões estão avisando “a Terra está doente”. Para curá-la Davi Kopenawa reuniu os xamãs Yanomami de diversas regiões. Com a ajuda do alimento dos espíritos, o rapé yakoana, eles vão tratar os males provocados pelas cidades e doenças dos brancos.
Contato: pedro.portella@gmail.com
Filmes convidados:
Hotxuá (70 min, cor, Brasil, 2009)
Direção: Letícia Sabatella, Gringo Cardia
Roteiro: Letícia Sabatella, Gringo Cardia, Alession Solssel, Povo Krahô
Fotografia: Sylvestre Campe
Editor: Quito Ribeiro
Trilha Sonora Original: Paulo Santos
Som Direto: Heron Alencar, Bruno Espírito Santo, Denilson Campos
Produção: Pedra Corrida Produções, Letícia Sabatella
Sinopse: Registro poético sobre a tribo indígena Krahô, um povo sorridente que designa um sacerdote do riso, o Hotxuá, para fortalecer e unir o grupo através da alegria, do abraço e da conversa. Acompanhando o dia-a-dia da aldeia no norte do Brasil, o filme colhe depoimentos dos índios, em sua língua nativa e em português. Eles falam sobre as crenças e o estilo de vida que sustentam e mantém essa sociedade feliz, cuja concepção de mundo é o equilíbrio entre forças opostas e o respeito à diversidade.
Rituais e festas Bororo (26 min, pb, silencioso, Brasil, 1916)
Direção: Luiz Thomaz Reis
Fotografia: Luiz Thomaz Reis
Produção: Conselho Nacional de Proteção aos Índios
Sinopse: A pescaria que faz parte da Jurê (festa da alegria), feita com o uso do timbó; a preparação do espaço da festa; os adornos utilizados; manufatura de palha e barro para objetos e roupas da festa; danças e movimentação dos rituais fúnebres; o repasto durante as cerimônias; a dança do arco e flecha; abluções; a cerimônia do marido; o ritual Aijê (com representação da caça à onça); o sepultamento do morto.
Segredos da tribo (110 min, cor, Brasil/Reino Unido, 2010)
Direção e Roteiro: José Padilha
Fotografia e Câmera: Lula Carvalho, Reynaldo Zangrandi
Montagem: Felipe La Cerda, José Padilha
Elenco: Robert Borofsky, Jesus Cardozo, Napoleon A. Chagnon
Trilha Musical: João Nabuco
Som Direto: Leandro Lima, Peter J. Miller, Paul Rusnak
Produção: Stampede, Zazen Produções
Sinopse: Este documentário relata os primeiros estudos feitos por antropólogos com os Yanomâmi, na parte venezuelana da Floresta Amazônica. Em 1960, estes pesquisadores teriam sido responsáveis por uma série de violações sobre a população indígena.
Smoke signals (89 min, cor, EUA, 1998)
Direção: Chris Eyre
Roteiro: Sherman Alexie
Elenco: Adam Beach, Evan Adams, Irene Bedard
Produção: Sherman Alexie, Roger Baerwolf, Carl Bressler, Larry Estes, Chris Eyre, Brent Morris, Scott M. Rosenfelt, David Skinner, Randy Suhr
Sinopse: O jovem Thomas é um nerd em sua reserva, usando óculos enormes e contando histórias que ninguém quer ouvir. Seus pais morreram em um incêndio em 1976, e Thomas foi salvo por Arnold. Arnold logo depois deixou sua família e Victor, seu filho, não vê o pai há 10 anos. Quando Victor fica sabendo que seu pai morreu, Thomas lhe oferece o dinheiro para financiar sua viagem para ir buscar os restos mortais de seu pai. Mas só se Victor permitir que Thomas vá junto. Thomas e Victor então pegam a estrada.
The exiles (72 min, pb, EUA, 1961)
Direção: Kent MacKenzie
Roteiro: Kent MacKenzie
Edição: Kent Mackenzie, Warren Brown, Thomas Conrad, Erik Daastad, Thomas Miller, Beth Patrick
Trilha Musical: Anthony Hilder, The Revels, Robert Hafner, Eddie Sunrise
Som: Sam Farmsworth
Efeitos Sonoros: Thomas Conrad
Produção: Kent MacKenzie, Ronald Austin, Sam Farnsworth, John Morrill, Erik Daarstad, Robert Kaufman, Beth Pattrick, Sven Walnum, Paula Powers
Sinopse: Ficção e documentário se confundem para mostrar um dia na vida de um grupo de índios urbanos que deixaram a vida na reserva para viver no distrito de Bunker Hill, em Los Angeles, Califórnia, na década de 1950. Enquanto a personagem feminina principal vagueia pelas ruas sozinha, seu marido e seus amigos se embriagam, arrumam confusão e tentam se divertir, entrando e saindo de bares, lojas de bebida e salões de dança. A noite termina no alto de uma colina sobre as luzes da cidade, enquanto a trilha musical de rock da jukebox dá lugar ao canto cerimonial e ao tambor.