IV Seminário Nacional de Estudos de História e Culturas Afro-Brasileiras e indígenas

09/10/2012

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA

E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS

POR UMA EDUCAÇÃO ETNICO-RACIAL:10 ANOS DA LEI 10.639/2003

O Seminário Nacional de Estudos de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas tem sua gênese no Seminário sobre História da África e Cultura Afro-brasileira ocorrido no período de 21 a 24 de novembro de 2006, fruto do empenho de um grupo de professores (as), pesquisadores (as), e estudantes da UEPB, e os membros do movimentos sociais negros e comunidades quilombolas. A junção dos esforços foi importante para a realização desse evento, a constituição do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e, sobretudo, o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores (as) e as lideranças e representantes dos movimentos sociais negros e das comunidades quilombolas e indígenas da Paraíba. Convidamos estudantes, professores (as) e pesquisadores (as) das diversas áreas do conhecimento que lidam com a temática afro-brasileira, africana e indígena a participarem no período de 20 a 22 de novembro de 2012 do IV Seminário Nacional de Estudos de História e Culturas Afro-Brasileiras e indígenas que traz o tema Por uma educação étnico-racial:10 anos da lei 10.639/2003 e   será realizado no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB. Esse IV Seminário se dispõe a ser um espaço de discussão, debate e de novos aprendizados sobre a matriz africana e indígena na formação da sociedade brasileira e na constituição dos seus valores e práticas culturais. O evento visa reunir professores (as), pesquisadores (as), estudantes de graduação, pós-graduação, representantes de movimento sociais negros e indigenistas, comunidades de terreiros e indígenas.

 

PROGRAMAÇÃO

20/11/2012

Abertura

Apresentação cultural

Noite: 19:00h

Solenidade de abertura:

Dom José Maria Pires (Arcebispo emérito da Paraíba)

 

 

 

Dia 21/11/2012

Apresentação cultural

Manhã 08:30h

Mesa redonda 1: Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira: políticas de implementação e práticas na sala de aula

Profa. Dra. Margareth Maria de Melo (UEPB/NEABI) – coordenadora

Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB/NEABÍ)

Profa. Dra. Mirian Albquerque Aquino (UFPB)

Profa. Lúcia de Fátima Julio (Escola Firmo Santino da Silva) – Comunidade Caiana dos Crioulos Alagoa Grande

Profa.Esp.  Eliane Bento Silva (Escola Frei Benjamin) – Comunidade do Matias

Noite – 19:00h

Apresentação cultural

Mesa redonda 2 – Quilombos, memória e tradição.

Profa. Dra. Maria Lindaci Gomes de Souza (UEPB/NEABÍ) – Coordenadora

Profa. Dra. Mércia Rejane Batista (UFCG)

Prof. Dr. Rogério Humberto Zeferino Nascimento (UFCG)

Drando. Wallace Ferreira de Sousa (UFCG)

Dia 22/11/2012

Manhã 08:30h

Apresentação cultural

Mesa redonda 3 – História e educação indígena

Profa. Me. Normana Natalia Ribeiro dos Passos (UEPB)  – Coordenadora

Profa. Dra. Juciene Ricarte Apolinário (UFCG/NEABÍ)

Prof. Dr. Sebastian Sanches (UEPB)

Prof.Dr. Lusival Antonio Barcellos (UFPB)

Noite 19:00h

Apresentação cultural

Conferência de encerramento:

Prof. Dr. Luís Tomás Domingos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

ESPAÇOS DE DIÁLOGO – COORDENAÇÃO GERAL:

Prof. Dr. Josemir Camilo de Melo (UEPB-NEABÍ)

Drando. José Pereira Júnior (UEPB/UFPE-NEABÍ)

E-mailcoordenacaoespacodedialogos@gmail.com

DIAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: 21 e 22 de novembro de 16:00 às 18:00h

Local: Centro de Integração Acadêmica (UEPB)

ED 1. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS DE APLICAÇÃO NA SALA DE AULA

Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas (UEPB/CH/NEABI)

E-mail: espacodedialogo01@gmail.com

 

O propósito deste Espaço de Diálogo é congregar trabalhos que discutam sobre a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar, resultados de experiências desenvolvidas por professores (as) da educação básica e superior ou de pesquisas que analisem experiências desenvolvidas no espaço escolar ou as políticas públicas de implementação da educação das relações etnicorraciais na rede pública de ensino.

 

ED2  ESPAÇO DE DIÁLOGO: AS INFLUÊNCIAS AFRO, INDÍGENA E CIGANA NA CULTURA BRASILEIRA 

Drando. José Pereira de Sousa Junior (UEPB-UFPE-NEAB-Í)

Dranda. Uelba Alexandre do Nascimento (UFPE)

Ms. Inalva Bezerra Néry (Universidade Lusófona – Portugal)

 

E-mail: espacodedialogo02@gmail.com

A cultura brasileira é composta por um mosaico cultural riquíssimo, que comportam várias influencias de povos e etnias diversificadas. Africanos, índios, ciganos e europeus formam este grande mosaico cultural que se tornou uma marca na cultura brasileira. Sendo assim, nosso Espaço de Diálogo pretende discutir questões que envolvam essa diversidade cultural, nos seus mais amplos níveis: música, dança, religiosidade e relações de gênero que envolva especialmente a cultura africana, afro-brasileira, indígena e cigana.

 

ED 3 EDUCAÇÃO E RACISMO

Profa. Dra. Margareth Maria de Melo (UEPB/NEABÍ)

E-mail: espacodedialogo03@gmail.com

Estudos relacionados a questão afrobrasileira na educação básica e superior: a aplicação da lei 10.639/03; o livro didático e a história e cultura negra; a formação docente e a temática afrobrasileira; os desafios para implementação da lei; o ensino de história e cultura afrobrasileira na educação básica; o racismo na escola; Sistema de cotas raciais.

 

ED 4. FESTA DE NEGROS NO BRASIL: IDENTIDADE, MEMÓRIA E CULTURA

Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB/NEABÍ)

E-mailespacodedialogo04@gmail.com

A proposta deste grupo é reunir trabalhos que discutam festas, folguedos, dança e música afro-brasileira. Os estudos devem tratar sobre formas de manifestações que revelem a presença africana. Objetiva promover um diálogo entre distintas formas de saber com vistas ao enriquecimento das práticas pedagógicas e da pesquisa voltadas a produção de conhecimento sobre a matriz africana e a sua influência nas manifestações festivas do Brasil.

ED. 5 ETNICIDADE, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

 

Mestrando Ramon Alcântara Aleixo (UFPB)

Mestrando Gildivan Francisco das Neves (UFPB)

Mestrando Thiago Silveira de Melo (UFCG)

Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB/NEABÍ)

 E-mail:espacodedialogo05@gmail.com

 

Este espaço de diálogo visa congregar estudos e pesquisas que discutam sobre a história de negros/as no Brasil no contexto dos movimentos sociais rurais e urbanos, numa perspectiva histórica e educacional, abordando suas ações em espaços-tempos diferenciados. Propõe-se a refletir sobre questões políticas, sociais, culturais e religiosas que envolvem os movimentos sociais negros, notabilizando tais práticas enquanto educativas. Recepciona trabalhos que discutam sobre o movimento negro, suas ações e história, movimento de mulheres negras, da juventude negra, de quilombolas, religiosos e outras temáticas que envolvam os movimentos sociais no contexto da história e cultura afro-brasileiras e a luta do povo negro no cenário social brasileiro.

 

ED 6 CULTURA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO 

Profa. Dra. Maria Lindaci Gomes de Souza (UEPB-NEABÍ)

Profa. Dra. Maria Aparecida Barbosa Carneiro (UEPB)

 E-mail: espacodedialogo06@gmail.com

 

Este Espaço de diálogo visa articular trabalhos, estudos, pesquisas e relatos de experiência que discutam a temática afro-brasileira na perspectiva da cultura, memória e patrimônio, notabilizando os saberes do povo negro brasileiro através de suas expressões culturais, das produções midiáticas que abarcam as práticas sociais e culturais da negritude brasileira, enquanto ato de memória, das manifestações artísticas e culturais dos afro-brasileiros e suas dimensões históricas e educacionais.

 

ED.7 ESCOLA, RELIGIOSIDADE e ETNICIDADE:IMPASSES, SABERES MÚLTIPLOS E CULTURA ESCOLAR

Prof.  Dr. Ramsés Nunes e Silva (UEPB)

E-mail: espacodedialogo07@gmail. com

 

Os debates na esfera da constituição de uma escola à luz da interculturalidade, centrada no respeito à diversidade, se torna seminal na construção de espaços escolares inclusivos e afirmativos. As religiosidades inferem significações e práticas, as mais diversas, quando manifestadas ou estudadas nas escolas. Aqueles espaços, lembremos, também ainda estruturados a partir de práticas e experiências sectárias. Afinal é notória a manifestação de culturas escolares que tornam monolíticos e reprodutores alguns simbolismos cristalizados. Especialmente no momento em que não se prontificam a estudar a multiplicidade simbólica, ritual e histórica das manifestações sincréticas brasileiras. O Grupo de Trabalho Escola, religiosidade, e etnicidade: impasses, saberes múltiplos e cultura escolar" propõe aglutinar trabalhos que reflitam sobre as dimensões sociológicas, educacionais e históricas que inferem sobre a necessidade de debate constante. Principalmente atrelados às representações, signos e discursos ainda lacunares no que diz respeito ao universo cultural, multiétnico e plural da escola. Faz-se necessário, inclusive, discutir possibilidades de diálogo de saberes com os modelos cristocêntricos. Esses últimos, já existentes no ensino público e particular brasileiro.

 

ED. 8 CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: RELAÇÕES ENTRE LITERATURA, MÚSICA, MÍDIAS E HISTÓRIA

 

Profª Drª Rosilda Alves Bezerra (UEPB/PPGLI)

Prof. Ms. Carlos Alberto de Negreiro (Doutorando da UEPB/PPGLI)

E-mail: espacodedialogo08@gmail.com

 

Este Espaço de Diálogo contempla trabalhos que discutam as representações da cultura afro-brasileira e africana no contexto histórico nas diferentes linguagens: literaturas, música, livro didático, cinema, mídias. A cultura afro-brasileira e africana no cotidiano dos brasileiros: vivência, afirmação e negação. O lugar da cultura afro-brasileira e africana na cultura nacional.

 

ED 9. ED EDUCAÇÃO INDIGENA

Prof. Dr. Sebastian Sanches (UEPB)

Ac. Michaelli Santos Limeira

Ac. Saira Vargas Sanchez

Ac. Rárami Quaresma Zeferino Nascimento

E-mail: espacodedialogo09@gmail.com

Educação da mulher indígena. A educação indígena, estudo comparativo Brasil-Peru. A educação indígena em Pindorama.

 

ED. 10 PRÁTICAS CULTURAIS E RELIGIOSAS AFRO-AMERINDIAS NA PARAÍBA

Profa. Dra. Ofélia Maria de Barros (UEPB)

E-mail: espacodedialogo10@gmail.com

Este espaço de diálogo tem como objeto-eixo congregar trabalhos de pesquisas em andamentos ou finalizadas, que versem sobre a temática afro-ameríndia em suas discussões, notabilizando identificação das práticas culturais e religiosas afro-ameríndias na Paraíba. Deste modo, propomos para essa discussão temas que focalizem diferentes espaços da Paraíba como lócus de pesquisa, envolvendo a discussão em torno dos saberes, as crenças e as práticas culturas dos grupos étnicos indígenas e afro-brasileiros, que mantém vínculos com essas tradições, bem como debates acadêmicos sobre as mesmas. 

 

 

COORDENAÇÃO DE MINI-CURSOS

Profa. Dra. Margareth Maria de Melo (UEPB-NEABÍ)

E-mail: coordenacaominicursos@gmail.com

 

DIAS DO MINI-CURSOS:

DIA 20 de novembro: de 14:00 às 18:00h

Dia 21 de novembro: de 14:00 às 16:00h

Dia 22 de novembro: de 14:00 às 16:00h

Local: Centro de Integração Acadêmica (UEPB)

MINI-CURSO 1

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR: METODOLOGIA E RECURSOS

Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas (UEPB/CH/DH/NEABI)

neabiminicurso1@gmail.com

EMENTA:

Print Friendly, PDF & Email