21/07/2010
Manual de Comunicação LGBT:
Ferramenta para uma imprensa sem preconceito
O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais –CELLOS-MG, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais – SJPMG, lança o manual de comunicação LGBT no dia 21 de junho de 2010, às 15 horas para a imprensa, na Casa do Jornalista.
O manual é um guia para diminuir as dúvidas da mídia e da sociedade em geral sobre orientação sexual, identidades de gênero e movimento LGBT, numa linguagem simples, direta e acessível. O “Manual de Comunicação LGBT” é fruto de um trabalho intenso da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), em parceria com jornalistas, pesquisadores e outras instituições.
O Manual se propõe a apoiar a integração entre a mídia e o movimento pela cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestir e Transexuais – LGBT, de forma que as matérias, entrevistas, artigos e reportagens veiculadas na imprensa se pautem pelo respeito à diversidade e à justiça social. O documento traz uma série de definições de termos e conceitos, que muitas vezes são usados sem o conhecimento adequado, o que poderia acarretar um reforço nos estigmas, no preconceito e na discriminação.
Para o Secretário de Comunicação da ABGLT, Carlos Magno, o Manual tem o objetivo de dialogar com os profissionais da comunicação para que as questões LGBT, quando abordadas, sejam de maneira correta, sem sensacionalismo, com respeito à dignidade humana e de acordo com a elaboração do movimento LGBT.
A Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Janaina da Mata, acredita que o Manual será uma ferramenta importante para os jornalistas e vai ajudar na cobertura da mídia sobre o movimento LGBT, evitando distorções de conceitos ou mesmo o uso de palavras que possam causar o aumento da discriminação.
Cellos-MG e SJPMG farão um lançamento do Manual para a imprensa, às 15 horas, na Casa do Jornalista (Av. Álvares Cabral 400 – Centro – Belo Horizonte) e às 19 horas promoverão o seminário “Noticiando o arco-íris: por uma mídia cidadã e sem homofobia”, com o professor Carlos Alberto Carvalho, no mesmo local.
O evento faz da parte de extensa programação intitulada Semana BH sem Homofobia. A semana que vai do dia 16 a 25 de julho e culmina com a 13ª Parada do Orgulho LGBT de Belô, que acontece no domingo, dia 25, na Praça da Estação, a partir das 11 horas.