O estudo, lançado em formato livro é uma publicação do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, no âmbito do Observatório dos Conflitos da Mineração no Brasil.
Coordenação do estudo: Julianna Malerba, Luiz Jardim Wanderley, Tádzio Coelho – Autores: Jean Carlos Silva; Gustavo Iorio; Talita de Fátima Montezuma.
A pesquisa teve o desafio de evidenciar o que há em curso no Brasil, para além de casos isolados, uma costura de processos políticos comunitários que buscam instituir Territórios Livres de Mineração (TLM). Tal costura realiza uma crítica complexa aos impactos do modelo de exploração mineral no país e mostra seu caráter criativo na mobilização de antigos e novos instrumentos jurídico-políticos de defesa dos territórios, bem como na vocalização de um amplo repertório de argumentos fundados na vivência histórica e coletiva, na construção de conhecimentos científicos e populares, na mobilização coletiva, na criação de redes de apoio e solidariedade para fortalecimento de denúncias, convocando o debate público a rediscutir os pressupostos da atividade minerária.
O estudo pretende ofertar uma compreensão sobre a luta por garantir a existência de territórios livres de mineração no Brasil a partir de análises fincadas no chão da vivência de múltiplas comunidades e seus biomas, modos de existir, produzir e sustentar a teia da vida. Para isso, onze casos foram analisados nos mais variados contextos.
Baixe o livro AQUI!