Um vídeo que mostra os manifestantes no Centro viralizou nas redes sociais, com mais de 17 mil curtidas (veja acima).
Com as palavras de ordem “A cidade é nossa roça! Nossa luta é na carroça!”, os carroceiros fecharam a Avenida Afonso Pena, em frente à Prefeitura de Belo Horizonte. Eles estão reunidos desde as 9h.
De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), às 15h50, a via estava interditada nos dois sentidos, entre a Rua da Bahia e a Avenida Carandaí. Por conta do protesto, linhas de ônibus do Move tiveram o itinerário alterado.
Carroceiros se concentraram em frente à Prefeitura de Belo Horizonte — Foto: Carlyle André/TV Globo
Às 17h17, a Avenida Afonso Pena havia sido liberada.
O projeto foi proposto pelo então vereador Osvaldo Lopes (PSD), hoje deputado estadual, em 2017. O texto foi votado pela Câmara Municipal e teve a proposição de lei nº 98/20 enviada ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) no dia 4 de janeiro.
Se aprovada, a lei vai instituir no município o programa “Carreto do Bem”, que consiste na substituição dos veículos de tração animal por veículos de tração motorizada.
O texto diz ainda que “fica proibida a utilização de veículos de tração animal, em definitivo, no prazo de dez anos, contados a partir da publicação desta lei”.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte disse que o projeto de lei “foi amplamente discutido na Câmara e agora aguarda veto ou sanção do prefeito”. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que não se posiciona sobre manifestações.
Carroceiros em frente à PBH, nesta terça-feira (19), no Centro da capital mineira — Foto: Carlyle André/TV Globo
Carroceiros se reuniram na Praça da Estação e chegaram à Avenida Afonso Pena na tarde desta terça-feira (19) — Foto: Associação dos Carroceiros e Carroceiras Unidos de Belo Horizonte/Divulgação