07/05/2021
Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/05/07/interna_gerais,1264351/morre-patriarca-da-comunidade-quilombola-dos-arturos.shtmlVítima da COVID-19, o último filho de Artur Camilo Silvério levou uma vida de ajuda e bênçãos de enfermos
A Comunidade Quilombola dos Arturos, do bairro Alvorada, em Contagem, comunicou a morte do patriarca Mário Brás da Luz, 86 anos, o último filho de Artur Camilo Silvério, na madrugada desta sexta-feira (7/5), vítima de complicações da COVID-19. Ele deixa cinco filhos, 12 netos, 16 bisnetos e dois tataranetos.
Diante das restrições de velórios e aglomerações devido à pandemia, a comunidade programou uma homenagem ao patriarca, com horário previsto para as 14 horas (ainda a confirmar).
Segundo Jorge Antônio dos Santos, 53 anos, liderança quilombola, casado com uma sobrinha de “Seu” Mário, o carro funerário deverá passar pela comunidade e serão prestadas homenagens em despedida do ancião. Tudo com distanciamento e sem aglomeração de pessoas. Deve ser restrito aos familiares mais próximos. O enterro está previsto para as 16h, mas ainda não há confirmação do cemitério.
Jorge também está entre 40 membros da comunidade acometidos pela COVID-19, com quatro óbitos. Ele conseguiu superar a doença. O último falecimento, anterior ao capitão Mor da Guarda de Nossa Senhora do Rosário, ocorreu no sábado (01/5). O patriarca estava intubado no Hospital Santa Helena, em Contagem.
Nota divulgada pela comunidade se despede “desse grande pai, avô, tio e acima de tudo líder espiritual e capitão mor! Que Nossa Senhora do Rosário o receba com festa nos céus e nos dê forças para suportar esse momento de grande dor e luto! Os Arturos encontram-se com dor no coração, mas temos certeza que hoje é dia de festa maior. É dia de festa no céu!”
Benzer ainda é comum em alguns bairros de Belo Horizonte e cidades de Minas. Bastante procurada, a prática produzia filas diárias de pessoas de várias gerações na comunidade quilombola dos Arturos, em Contagem, região metropolitana da capital mineira. A busca era pelos poderes curativos que vêm das mãos e do espírito solidário de Mário Bráz da Luz, 53 anos de dedicação a apaziguar almas e expulsar dores e sofrimentos da carne. A preservação dessa e de tantas outras tradições de danças, festividades e eventos religiosos vindos dos tempos da escravidão tornaram os Arturos patrimônio imaterial e cultural do estado de Minas Gerais.
Entre as celebrações dos Arturos, destacam-se, além da festa da capina celebrada às vésperas do Natal, o Batuque, a Folia de Reis, a Festa da Abolição e, principalmente, o Reinaldo de Nossa Senhora do Rosário, festa popularmente conhecida como Congado. Eles também formam o grupo artístico Arturos Filhos de Zambi (deus dos negros da nação banto) que trabalha percussão, dança afro e teatro em torno da história dos negros.
Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo:
O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.