29/01/2022
O MTST critica o governo Romeu Zema e reivindica participação no processo de definição da política habitacional em Ouro Preto
Neste sábado (29), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de Minas Gerais realizou uma ocupação em um terreno abandonado da empresa multinacional Novelis, em Ouro Preto. As famílias que ocuparam o local moram em regiões que estão sob risco em razão das fortes chuvas que atingem o estado.
Segundo o MTST, os ocupantes são centenas de famílias que vivem em áreas de risco na cidade e que estão há dias sob o medo de desabamentos, sem amparo do poder público.
O terreno em que foi montado acampamento é da Novelis, do conglomerado multinacional Grupo Aditya Biria – líder mundial na produção de laminados. A empresa encerrou as atividades no município em 2014.
O governo estadual anunciou nesta semana, dentro do pacote Recupera Minas, a destinação de R$ 182 milhões para a construção e reconstrução de moradias para as vítimas das chuvas, mas o valor reservado ao município e para o reassentamento das famílias atingidas não foi divulgado.
“Sob este cenário, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto/MG, junto às famílias desalojadas e desabrigadas, reivindica participar do processo de definição da política habitacional, no bairro Taquaral, em Ouro Preto, a fim de encontrar uma solução definitiva para suas moradias”, afirma o movimento.