08/12/2021
Na edição 2021 do Prêmio Arcanjo de Cultura, Célia Xakriaba foi indicada na categoria Redes. Pelo pioneirismo no ativismo indígena da intelectual Xakriabá e comando do primeiro podcast indígena do Globoplay, Papo de Parente.
Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, idealizado pelo jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado, diretor do Blog do Arcanjo. A premiação chega à sua terceira edição em 8 de dezembro de 2021, quarta-feira, às 19h30, em cerimônia presencial no Theatro Municipal de São Paulo, tradicional palco no qual o evento nasceu em 2019 — em 2020, a cerimônia teve formato digital. A volta ao presencial segue os protocolos vigentes.
Célia Xakriabá, do povo Xakriabá, que se define com uma mulher da Lutalitura e da Articulação Nacional das Mulheres Indígena.
Ela atua em múltiplas frentes, como representante das causas dos povos e das mulheres indígenas, como professora, assessora parlamentar. Ela tem mestrado em Desenvolvimento Sustentável, obtido no Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, pela Universidade de Brasília. Atualmente é doutoranda em antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Ela reafirma que a sua primeira escola foi a luta em diversas frentes: garantia do território, reestruturação do sistema educacional, no apoio às mulheres e à juventude.
Como ela costuma dizer, luta por essas causas “diretamente no chão do Território e no chão do mundo”.
Célia Xakriabá faz questão de dedicar a homenagem o prêmio a luta coletiva.
#povosindigenas #povoxakriabá #mulherindigena