30/07/2017
Nota de apoio ao [Diretório Acadêmico da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais] DAEAUFMG e em repúdio a Disciplina “Casa Grande”
Nós apoiamos o DAEA UFMG, em sua ação de publicar a Nota Coletiva em Repúdio àDisciplina “Casa Grande” e também repudiamos a Disciplina, seu caráter racista e colonialista. – leia a nota coletiva https://goo.gl/1HqHqY
Denunciar e repudiar o racismo da Disciplina foi um importante ato de coragem e coerência. Ao fazer isso chamam para si a responsabilidade de debater de forma crítica a universidade pública. Ao mesmo tempo, com a denúncia correm riscos de retaliações, processos administrativos e perseguições políticas.
Reforçamos que não estão sozinhas e sozinhos na luta para destruir as estruturas coloniais, racistas e opressoras na universidade. A universidade e a sociedade que queremos, e pela qual lutamos, são livres de racismo e todas as opressões e explorações.
Reforçamos o repúdio a Disciplina “Casa Grande”. Uma disciplina que incentiva os discentes a projetarem uma casa grande que incorpora a senzala e reforça os moldes de dominação em pleno século XXI.
Convidamos as demais entidades estudantis da Fafich e da UFMG a também se posicionar declarar apoio – seja assinando esta nota, seja publicando uma – , contra qualquer retaliação, punição e perseguição por conta da Nota Coletiva publicada. Convidamos também à reforçar essa denúncia contra o caráter racista da Disciplina
Sabemos que em uma conjuntura de retrocessos, muitas disputas ainda têm que ser travadas para que a academia seja um espaço amplo e democrático.
Nesse sentido, acreditamos que toda e qualquer postura racista, machista, LGBTfóbicas ou de qualquer outro tipo de discriminação deva ser combatida.
RACISMO NÃO PASSARÁ!