O Parque Sete Salões é território Borum Athorãn/Krenak!

03/03/2022

Leonardo Monteiro - Deputado Federal - Instagram

Fonte:https://www.instagram.com/p/CaqOIRVghc8/?utm_medium=copy_link

Em defesa aos direitos dos povos originários do Brasil, manifestamos nosso repúdio ao processo de Plano de Manejo do Parque Estadual Sete Salões que ameaça diretamente os direitos do povo Krenak que habita a região.

O povo Krenak vem lutando há décadas pela demarcação completa de sua Terra Indígena. Ignorando a história e a luta dos indígenas, o Governo de Minas Gerais iniciou o processo do Plano de Manejo do Parque Estadual Sete Salões sem sequer ouvir os Krenak no processo. Além disso, ignoram todos os trâmites demarcatórios já consolidados e buscam regular o uso e a administração dos recursos naturais. E querem definir regras para a visitação e atividade humana no parque, o que ameaça o direito de livre acesso dos Krenak ao seu próprio território!

Por estas razões, declaramos nosso apoio ao povo originário do local que está tendo sua história invisibilizada e seus direitos negados. Mais do que o desrespeito ao povo Krenak, o processo do Plano de Manejo é uma violação de direitos e acirra ainda mais os conflitos na área.

Nós nos somamos a outras várias entidades, em nota de repúdio, contra o Plano de Manejo!

✊️O Parque Sete Salões é território Borum Athorãn/Krenak!

Print Friendly, PDF & Email