10/11/2017
Apoie a aldeia que está sendo construída na retomada indígena em terra ao lado do rio Paraopeba, na região metropolitana de Belo Horizonte. Essa conquista é um marco para os indígenas, que somam mais de 7000 pessoas na região, e surge da necessidade urgente de um lugar adequado à manutenção e vivência plena de cultura nativa, autonomia, às atividades de subsistência, e à preservação ambiental.
No dia 02 de novembro a retomada foi iniciada por indígenas dos povos puri e pataxó, com 20 famílias, somando 35 considerando as que estão chegando. Estes se encontravam em situação urbana ou em trânsito, sofrendo preconceito, em condições precárias e de difícil acesso à moradia, transporte, saúde, educação, que não atendem às especificidades indígenas, além de sofrerem diversos casos de violência, chegando até mesmo à ocorrência de três assassinatos de indígenas recentemente na região metropolitana.
Cansados dessa situação, indígenas da região já vêm lutando a muitos anos por um lugar onde passam viver em paz, e não como refugiados em seu próprio pais. Este é o momento de colocar esse sonho em prática e contamos com sua participação para nos reunirmos em um motyrõ pela preparação do território e construção da aldeia amanhã, sábado, dia 11 de novembro de 2017, a partir das 8:00 h.
Também é possível colaborar com as seguintes doações:
• ALIMENTO, uma vez que, por estar no início, ainda não houve colheita, e é necessária a presença indígena permanente no território.
• LONA, para essa fase de transição, até que as coberturas sejam substituídas gradativamente por material natural.
• TRANSPORTE de parte do material que será utilizado, para o qual é preciso de um caminhão. (Custo de RS250,00)
• FERRAMENTAS, se possível. as que vem sendo usadas são poucas e emprestadas.