29/11/2010
FORO PERMANENTE DE REFLEXÃO SOBRE A AMÉRICA LATINA
4º PROGRAMA
O Memorial da América Latina e oPrograma de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP convidam para o quarto encontro do projeto Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, que debaterá o tema
“Programa de Índio – Cultura e Identidade Indígenas nas Cidades”
Palestrante :
Pedro Ortiz – jornalista e pesquisador, elegeu os Pancararus, em São Paulo, e os Mapuches, em Santiago do Chile, para estudar os contextos urbanos das populações indígenas nas sociedades latino-americanas contemporâneas. Em sua palestra, abordará as lutas dessas comunidades pelo reconhecimento de direitos e acesso à cidadania, com respeito às suas tradições, em sociedades que se pretendem pluriétnicas e multiculturais.
Debatedor :
Enrique Amayo – historiador peruano e professor livre-docente de Economia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, com seu amplo conhecimento histórico dos países latino-americanos, aprofundará o debate sobre os conflitos da inserção indígena nas sociedades pós-colombianas.
Coordenação da mesa :
Cremilda Medina – Professora Titular da Universidade de São Paulo e coordenadora acadêmica do Foro Permanente.
6 de dezembro de 2010 (segunda-feira), 19h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada franca
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Metrô Barra Funda – São Paulo / SP
Informações:
Site: www.memorial.sp.gov.br
E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780
O Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina é um projeto da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, coordenado por Cremilda Medina e Renato Seixas. Seu objetivo é tornar acessível ao público em geral as informações e reflexões presentes em teses, dissertações e pesquisas produzidas nas universidades brasileiras que tenham como foco temas relacionados com a América Latina, divulgando, dessa forma, conteúdos científicos que apresentem significativas contribuições sócio-econômicas, culturais e artísticas para os países latino-americanos e oferecendo, concomitantemente, oportunidades de debate sobre esses trabalhos.