A Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais do Paraná e o Instituto Federal do Paraná-Câmpus Curitiba convidam os profissionais da área da conservação e restauração de bens culturais e todos os interessados para o Seminário Internacional Patrimônio Cultural: Difusão e Aplicação da Conservação Preventiva, para disseminação do conhecimento na área da preservação dos bens patrimoniais e para iniciar a implantação do Comitê Regional do Escudo Azul no estado do Paraná.
A conservação preventiva busca evitar ou retardar os efeitos dos agentes de degradação e prolongar a vida das obras para que sejam preservadas para o futuro.
O conceito recente de conservação preventiva começou a ser disseminado no início da década de 1990, quando foi publicado o texto de Gael de Guichen intitulado“Conservação Preventiva: uma profunda mudança de mentalidade”, onde o autor afirma a importância da conservação preventiva para a preservação dos acervos:
“Onde ontem se viam objetos, hoje devem ser vistas coleções. Onde se viam depósitos, devem ser vistos edifícios. Onde se pensava em dias, agora se deve pensar em anos. Onde se via uma pessoa, devem ser vistas equipes. Onde se via uma despesa de curto prazo, deve-se ver um investimento de longo prazo. Onde se mostram ações cotidianas, devem ser vistos programas e prioridades. A conservação preventiva significa assegurar a sobrevida das coleções”(Guichen/ICOM-CC.1995 p. 2).