15/10/2012
I SEMINÁRIO OLEEI – OEEI
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS LÍNGUAS
Data: 17 e 18 de Outubro de 2012
Local: Auditório Neidson Rodrigues
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
FAE/ UFMG
Apresentação: O Sub-Projeto Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena se propõe a construir uma perspectiva de análise da relação da educação escolar indígena Guarani-Mbya com as línguas das comunidades envolvidas.
A constituição de observatórios é uma estratégia de transformação de levantamentos, diagnósticos, avaliações e outros elementos de investigação da realidade social em uma política permanente, que permite transitar entre dados obtidos por estes instrumentais diferenciados, cada um com sua própria metodologia, e que, para além disso, permite constituir séries históricas de dados que são mais do que a fotografia instantânea de uma situação, e que permitem o acompanhamento da evolução daquela realidade através do tempo.
Assim sendo, há Observatórios das mais diferentes atividades humanas, mas nos interessam mais especialmente os Observatórios da Educação e, paralelamente, os Observatórios de Línguas (de grandes línguas oficiais como o português ou o francês, bem como, de pequenas línguas minorizadas, como o catalão e o galego).
No caso do Brasil, a CAPES, em parceria com o INEP, desenvolveu o Observatório Brasileiro da Educação, de que o Observatório da EEI é uma parte. Numa relação de mesmo tipo, o Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena será parte constitutiva do Observatório da Educação Escolar Indígena, na medida em que a lei define as escolas desta modalidade (ou sub-sistema) como Escolas Bilíngues, tentando concretizar assim os princípios do direito linguístico enunciados na Constituição Federal de 1988 e em uma série de outros documentos, que garantem aos povos indígenas suas culturas e línguas.
Objetivos: Discutir com lideranças e professores indígenas, especialistas, equipe e convidados especiais, as políticas lingüísticas e ações que amparam e promovem a língua Guarani, sobretudo no âmbito da Educação Escolar Indígena. Incorporar as análises e discussões propostas no Seminário no modelo proposto para o Observatório. Promover o diálogo entre as experiências das escolas e pesquisas sobre a língua Guarani com as experiências dos demais povos indígenas que participam do OEEI.
Programação
17 de outubro – Quarta-feira
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Manhã |
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8h30min |
Abertura Guarani
Abertura OLEEI-OEEI Prof. Gilvan Müller de Oliveira – UFSC Profa. Ana Maria Gomes – UFMG
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09h30min |
Mesa 1 : As Metodologias de Documentação Linguística e da Construção do Observatório Linguístico da EEI
Profa. Rosângela Morello – IPOL: Inventário da Língua Guarani Mbya Prof. Gilvan Müller de Oliveira – UFSC Prof. Denny Moore – Museu Paraense Emílio Goeldi
Debatedor: Prof. José Ribamar Bessa Freire – UniRio |
12 h – Intervalo para almoço |
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Tarde |
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14h
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Mesa 2 : Apresentação dos Resultados do trabalho do OLEEI no contexto do Inventário da Língua Guarani-Mbya
Doutoranda Ana Paula Seiffert – UFSC Mestranda Naissara Daniela Fonceca Trombetta – UFSC
Debatedora: Profa. Ruth Monserrat – UFRJ
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15h30min – Intervalo para Café |
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16h
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Mesa 3: Legislação e promoção do Guarani: contribuição de convidados especiais do Mato Grosso do Sul, Argentina e Paraguai
Maria Elvira de Campos (Ministerio de Educación y Cultura – Republica de Paraguay – Comissión Nacional de Bilinguismo): La Ley de Lenguas do Paraguai e o Guarani no MERCOSUL
Rita Maria Laura Allica (Gestora do Ministério Provincial de Misiones da Argentina): Políticas Linguísticas e Bilinguismo em Missiones: a língua Guarani
Ezaul Martins: A cooficialização do Guarani no município de Tacuru – MS.
Debatedor: Prof. Gilvan Müller de Oliveira – UFSC
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18 de outubro – Quinta-feira
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Manhã |
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8h30min |
Mesa 4: Experiências das Escolas Indígenas
Professor Guarani Mbya Professor Guarani – MS Professor Xerente Professor Maxakali Professor Pataxó
Debatedora: Profa. Maria Gorete Neto – UFMG
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10h |
Mesa 5: Contribuição de pesquisadores indígenas
Tonico Benites – UFRJ Anari Pataxó – UFBa Alberto Guarani – UFMG
Debatedor: Prof. Paulo Maia – UFMG |
12 h – Intervalo para almoço |
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Tarde |
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14h
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Mesa 6 – Contextos Plurilíngues: Desafios para a Educação
José Ribamar Bessa Freire – UniRio Ruth Monserrat – UFRJ Sinval Martins – UFG
Debatedora: Profa. Rosangela Morello
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15h30min – Intervalo para Café |
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16h
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Mesa de Encerramento Encaminhamentos das Contribuições
Professor Gilvan Müller de Oliveira – UFSC/OLEEI Professora Ana Maria Gomes – UFMG/OEEI Professora Maria Gorete Neto – UFMG/FIEI-LAL
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