01/03/2012
A Via Campesina e a Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no estado, realizarão nos dias 2 e 3 de março, no Centro Diocesano de São Mateus (ES), o Seminário sobre a questão agrária na América Latina, no Brasil e no Espírito Santo.
O Seminário sobre a questão Agrária na América Latina, no Brasil e no Espírito Santo é o resultado da articulação entre movimentos sociais do campo, organizações populares e coletivos de pesquisa, extensão e ativismo acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo.
Busca articular em torno da problemática agrária no Espírito Santo pessoas e entidades preocupadas com os conflitos em torno do domínio dos territórios das comunidades camponesas, quilombolas e indígenas do Espírito Santo, Brasil e América Latina pelos capitais do agronegócio através do latifúndio, da monocultura e dos agrotóxicos.
Este primeiro seminário focará a questão fundiária e as resistências ao agronegócio.
A proposta é formar um coletivo amplo e diverso que esteja disposto a interagir também em outros seminários que envolvam questões do amplo espectro que representa a questão agrária, como agroecologia, educação do campo, alimentação, agroindustrialização, comercialização, entre outros.
Ao todo participarão 100 pessoas. Sendo 50 que participam de movimentos e organizações do campo e 50 que participam de coletivos envolvidos com a questão agrária na universidade.
Objetivos:
• Debater sobre a conjuntura nacional e internacional da questão agrária.
• Debate sobre a conjuntura política e econômica das questões agrárias no ES.
• Aprofundar debates sobre as relações entre Universidade e Movimentos Sociais, principalmente em torno da problemática agrária no ES.
Data: 2 e 3 de março de 2012
Local: Centro Diocesano – CEDI / São Mateus-ES
Realização: Via Campesina e Universidade Federal do ES – UFES
Apoio: Comissão Pastoral da Terra – CPT (Diocese de São Mateus/ES)
Facilitador do debate: Prof. Sergio Sauer
http://www.cptnacional.org.br