03/10/2011
06 de outubro | quinta-feira | 19h
Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena 1537, Centro, Belo Horizonte, MG
A Caça ao Leão com Arco / La Chasse au lion à l’arc
Jean Rouch. Cor, 80 min., Níger/Mali, 1965
sessão comentada por Tim Ingold
"Os caçadores Songhay, uma casta hereditária, são os únicos que possuem o direito de matar leões. Aos pastores só é permitido jogar pedras para afugentá-los. Os Peul [povo nômade africano] estimam que o leão seja necessário ao rebanho, e sabem identificar cada leão por seus traços. Mas, quando um leão mata demasiado gado, é preciso suprimi-lo, pois este é um leão assassino" (J. Rouch). De 1957 à 1964, Rouch seguiu os caçadores Gaos da região de Yatakala e o filme retraça os episódios desta caça na qual técnica e magia estão intimamente ligadas: fabricação dos arcos e flechas, preparação do veneno, rastreamento e ritual de sacrifício. Mas o velho leão assassino, denominado « Americano », conseguirá evitar todas as armadilhas, e os Gaos apenas aprisionarão duas de suas fêmeas. Após a caça, os homens contam a seus filhos a história de « gaway gawey », a maravilhosa caça aos leões.
Tim Ingold é professor de antropologia social na Universidade de Aberdeen, no Reino Unido. Autor dos livros Perception of Environment (200), Lines (2007), Being Alive(2011), dentre outros, o antropólogo fará uma série de três conferências a convite do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares IEAT – UFMG – http://www.ufmg.br/ieat/.
A presente sessão em parceria com o IEAT-UFMG é uma atividade do programa de extensão forumdoc.bh.2011 – fórum de antropologia, cinema e vídeo da FaE-UFMG em conjunto com a FAFICH-UFMG, a associação Filmes de Quintal e o Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes.